VACINA H1N1



SEM DESCULPAS...
O problema que as autoridades de saúde enfrentam na campanha nos leva ao espanto sobre a quantidade de pessoas desinformadas sobre a prática da vacinação. Ontem encontrei no interior do Rio Grande do Norte, na divisa com o Estado da Paraíba - BRAZIL, um senhor por volta dos seus 65 anos que nunca foi vacinado em toda a sua existência, inclusive seus 18 filhos!

Imagem do arquivo pessoal do prof. Marcelo Moreno.



Imagem do arquivo pessoal do Prof. Marcelo Moreno.



Como culpar alguém sobre esta situação?



Por que no Brasil foi veiculado informações irresponsáveis sobre esta vacina? Será que foi este senhor de 65 anos que promoveu tal campanha? Um homem que nem água tratada possui para sua sobrevivência!

Os que veicularam estas informações enganosas e mentirosas, certamente além de água tratada, possuem em casa um computador, internet banda larga, e quem sabe um diploma de nível superior na gaveta!

Não é de se admirar, pois a elite da imprensa nacional não sabe a diferença entre um vírus e uma bactéria!

Por isso hoje assistimos uma campanha de vacinação de custo para os cofres públicos sofrendo por conta destes "desinformadores" de opinião.

Precisamos rever nossas estratégias sobre a situação da Saúde em nosso país. Precisamos reciclar nossos alunos de graduação de outras áreas não associadas com a Área de Saúde.

obrigado.



                                     
                                     Imagem do arquivo pessoal do Prof. Marcelo Moreno.






Comentários

Imagem esquemática do SARS-CoV-2 exibindo a espícula glicoproteica S

Imagem esquemática do SARS-CoV-2 exibindo a  espícula glicoproteica S
Ela é responsável pelo fenômeno de adsorção, a ligação do vírus à célula, e portanto, pelo início da infecção viral. O SARS-CoV-2 se liga às células através de um receptor, a enzima conversora de angiotensina 2 (ACE2), presente nas superfícies de células do pulmão, do intestino, do rim, e de vasos sanguíneos. Imagem: https://www.scientificanimations.com/C&EN/Shutterstock.

Imagem esquemática do SARS-CoV-2.

Imagem esquemática do SARS-CoV-2.
Observe receptor presente na célula [ACE2] que se liga à proteína S. Human cell = célula humana; Glycoprotein = glicoproteína. Imagem: https://www.scientificanimations.com/C&EN/Shutterstock.

SARS-CoV-2 iniciando o processo de infecção.

SARS-CoV-2 iniciando o processo de infecção.
Fenômeno de adsorção - quando o vírus "toca" a célula com "segundas intenções". A menor quantidade de receptores ACE-2 nas células das crianças explicaria o fato desta faixa etária ser menor atingida por este novo coronavírus.