Campanha de Vacinação contra o HPV


João Pessoa


Desde a semana passada meninas entre 11 e 13 anos começaram a receber a 1a dose da vacina contra o papilomavirus humano na Cidade de João Pessoa, Paraíba- Brazil.
A vacinação está sendo feita nas Unidades de Saúde e nas Escolas das redes particular e pública.
O Prof. Marcelo Moreno acompanhou a campanha em uma das escolas de João Pessoa nesta manhã da segunda-feira (17/03/2014).
"- É imprescindível para a estabilidade da vacina que ela esteja acondicionada em temperatura adequada". Observou o professor.


Prof. Marcelo Moreno visitando uma escola da rede particular de João Pessoa, Paraíba - Brazil.


Acrescentou ainda o professor:


" - Minha filha de 12 anos, Marcela Vitória, foi orientada a participar." 

" - E ela não esqueceu de levar a sua Carteira de Vacinacão"





"  - A vacina é segura.  Ela não contém material genético. As meninas vacinadas irão produzir anticorpos protetores contra o HPV, sem perigo de serem infectadas por estes vírus." 



IMAGENS DA CAMPANHA
(Arquivo pessoal do Prof. Marcelo Moreno)



Vacinas acondicionadas.



Embalagem comercial.




Preparo da dose única a ser aplicada.




Aplicação da dose.




Acondicionamento das vacinas em temperatura adequada.



Amostra do frasco-ampola da vacina de dose única da Merck Sharp Dohme, contendo material biológico de 4 sorotipos (6, 11, 16 e 18) envolvidos com câncer do colo do útero, câncer da vagina, câncer da vulva e verrugas genitais.





Comentários

Imagem esquemática do SARS-CoV-2 exibindo a espícula glicoproteica S

Imagem esquemática do SARS-CoV-2 exibindo a  espícula glicoproteica S
Ela é responsável pelo fenômeno de adsorção, a ligação do vírus à célula, e portanto, pelo início da infecção viral. O SARS-CoV-2 se liga às células através de um receptor, a enzima conversora de angiotensina 2 (ACE2), presente nas superfícies de células do pulmão, do intestino, do rim, e de vasos sanguíneos. Imagem: https://www.scientificanimations.com/C&EN/Shutterstock.

Imagem esquemática do SARS-CoV-2.

Imagem esquemática do SARS-CoV-2.
Observe receptor presente na célula [ACE2] que se liga à proteína S. Human cell = célula humana; Glycoprotein = glicoproteína. Imagem: https://www.scientificanimations.com/C&EN/Shutterstock.

SARS-CoV-2 iniciando o processo de infecção.

SARS-CoV-2 iniciando o processo de infecção.
Fenômeno de adsorção - quando o vírus "toca" a célula com "segundas intenções". A menor quantidade de receptores ACE-2 nas células das crianças explicaria o fato desta faixa etária ser menor atingida por este novo coronavírus.