1º Curso de Iniciação à Virologia para alunos do Ensino Médio




Como o apoio do Colégio Motiva - Unidade João Pessoa, foi realizado o 1º INVIR no Colégio Motiva Miramar nos meses de maio e junho de 2014. Onde ministramos palestras para alunos do ensino médio com a finalidade divulgar informações sobre a presença e a disseminação dos vírus na superfície do planeta terra, bem como as principais doenças envolvidas, considerando que 2/3 das doenças infecciosas que acometem o homem são de natureza viral.

Abaixo a avaliação, com o gabarito, que os alunos foram submetidos ao término do curso:


Obrigado Direção do Colégio Motiva, em especial ao Prof. Karamuh Martins, pela confiança depositada neste empreendimento acadêmico. 

Obrigado  Prof. Fernando Araújo, Coordenador do Ensino Médio, que desde o início acreditou no sucesso do  1º INVIR.

Obrigado Prof. Job Fonseca, Coordenador da Biologia,  que acompanhou e auxiliou a realização do  1º INVIR.

Obrigado a todos os funcionários do Motiva Miramar que sempre me receberam com a maior atenção e presteza em todas as minhas solicitações.

Obrigado a vocês, meus queridos alunos e alunas pelo interesse nessa Viagem ao Mundo dos Vírus!!!





Comentários

Imagem esquemática do SARS-CoV-2 exibindo a espícula glicoproteica S

Imagem esquemática do SARS-CoV-2 exibindo a  espícula glicoproteica S
Ela é responsável pelo fenômeno de adsorção, a ligação do vírus à célula, e portanto, pelo início da infecção viral. O SARS-CoV-2 se liga às células através de um receptor, a enzima conversora de angiotensina 2 (ACE2), presente nas superfícies de células do pulmão, do intestino, do rim, e de vasos sanguíneos. Imagem: https://www.scientificanimations.com/C&EN/Shutterstock.

Imagem esquemática do SARS-CoV-2.

Imagem esquemática do SARS-CoV-2.
Observe receptor presente na célula [ACE2] que se liga à proteína S. Human cell = célula humana; Glycoprotein = glicoproteína. Imagem: https://www.scientificanimations.com/C&EN/Shutterstock.

SARS-CoV-2 iniciando o processo de infecção.

SARS-CoV-2 iniciando o processo de infecção.
Fenômeno de adsorção - quando o vírus "toca" a célula com "segundas intenções". A menor quantidade de receptores ACE-2 nas células das crianças explicaria o fato desta faixa etária ser menor atingida por este novo coronavírus.