Microbiologia do dia a dia!

O Prof. Marcelo Moreno em uma entrevista na     

  Rádio CPAD FM 96.1 de João Pessoa, Paraíba.




Na ocasião, o professor respondeu a diversas perguntas sobre a disseminação de patógenos no ambiente. Alertando, por exemplo, sobre a importância de lavar as mãos para evitar contaminação dos alimentos, e assim, contribuindo para a diminuição da ocorrência de episódios diarreicos na população. 

Seu comentário foi direcionado principalmente àquelas pessoas que manipulam alimentos em restaurantes e cozinhas comerciais.

Ele ressaltou ainda a contaminação externa dos "sachês",  disponibilizados nos "Shoppings", utilizados para tempero de hambúrgueres e batatas-fritas.




Comentários

Imagem esquemática do SARS-CoV-2 exibindo a espícula glicoproteica S

Imagem esquemática do SARS-CoV-2 exibindo a  espícula glicoproteica S
Ela é responsável pelo fenômeno de adsorção, a ligação do vírus à célula, e portanto, pelo início da infecção viral. O SARS-CoV-2 se liga às células através de um receptor, a enzima conversora de angiotensina 2 (ACE2), presente nas superfícies de células do pulmão, do intestino, do rim, e de vasos sanguíneos. Imagem: https://www.scientificanimations.com/C&EN/Shutterstock.

Imagem esquemática do SARS-CoV-2.

Imagem esquemática do SARS-CoV-2.
Observe receptor presente na célula [ACE2] que se liga à proteína S. Human cell = célula humana; Glycoprotein = glicoproteína. Imagem: https://www.scientificanimations.com/C&EN/Shutterstock.

SARS-CoV-2 iniciando o processo de infecção.

SARS-CoV-2 iniciando o processo de infecção.
Fenômeno de adsorção - quando o vírus "toca" a célula com "segundas intenções". A menor quantidade de receptores ACE-2 nas células das crianças explicaria o fato desta faixa etária ser menor atingida por este novo coronavírus.