3º Curso de Iniciação à Virologia para Alunos do Ensino Médio

Com muita alegria e satisfação concluímos mais um curso de Iniciação à Virologia para Alunos do Ensino Médio.

Agradecimentos à Direção do Colégio Motiva, na pessoa do Prof. Karamuh Martins. A toda equipe pedagógica,  Profa. Vitória,  Coordenadora  Sônia, Profa. Lucia Helena. À equipe da Gráfica, em especial ao Designer Artur pela elaboração dos certificados, ao técnico Ricardo,  e ao amigo, colaborador e colega Prof. Job Fonseca.  E à recém chegada, Elisa Azzi, Coordenadora Cultural do Colégio Motiva - João Pessoa.

E a vocês meus queridos e amados alunos e alunas. Meu muito obrigado. Shalom pra todos!
Que o Deus de Moisés continue nos abençoando.

Eis a prova aplicada com o gabarito:




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Imagem esquemática do SARS-CoV-2 exibindo a espícula glicoproteica S

Imagem esquemática do SARS-CoV-2 exibindo a  espícula glicoproteica S
Ela é responsável pelo fenômeno de adsorção, a ligação do vírus à célula, e portanto, pelo início da infecção viral. O SARS-CoV-2 se liga às células através de um receptor, a enzima conversora de angiotensina 2 (ACE2), presente nas superfícies de células do pulmão, do intestino, do rim, e de vasos sanguíneos. Imagem: https://www.scientificanimations.com/C&EN/Shutterstock.

Imagem esquemática do SARS-CoV-2.

Imagem esquemática do SARS-CoV-2.
Observe receptor presente na célula [ACE2] que se liga à proteína S. Human cell = célula humana; Glycoprotein = glicoproteína. Imagem: https://www.scientificanimations.com/C&EN/Shutterstock.

SARS-CoV-2 iniciando o processo de infecção.

SARS-CoV-2 iniciando o processo de infecção.
Fenômeno de adsorção - quando o vírus "toca" a célula com "segundas intenções". A menor quantidade de receptores ACE-2 nas células das crianças explicaria o fato desta faixa etária ser menor atingida por este novo coronavírus.