CÁLCULO DA RAIZ QUADRADA COM APROXIMAÇÃO CENTESIMAL

Foi numa aula em junho de 1980, na Escola Municipal José Veríssimo, no bairro do Rocha, Rio de Janeiro, com o Prof. Oswaldo de Assis Gomes que aprendi esse cálculo. 

Passeando na internet, encontrei alguns vídeos e publicações sobre o assunto. Percebi logo que esta geração não foi aluna do Professor Oswaldo. 

A influência do Prof. Oswaldo me contagiou de tal maneira que me tornei seu colega. Sou grato a ele. Sou Professor.

A princípio, parece inútil este conhecimento, mas quando você entender e começar a acertar, vai acreditar que você é um mágico!

No final, se ousar o cálculo, faça as contas com uma calculadora.

Observe que procedimentos executados nas operações de multiplicação e divisão, que a principio causam estranhezas, mas que todos sabem fazer, acabam ajudando neste cálculo da raiz quadrada com aproximação centesimal.

A propósito, quando terminei Cálculo III, na Faculdade de Química da UFRJ, percebi que nem só de números vive a  Matemática, mas de todas as "letrinhas" que desenhamos.

Boa sorte!

Como é mais de um exemplo, vou começar chamando o primeiro de primeira questão, do mesmo jeito que o Professor Oswaldo colocava em suas provas.

                                           ___
1ª QUESTÃO:     ⎷13
Calcule a raiz quadrada de 13 com aproximação centesimal.


a) Coloque o número 13 ao lado de uma chave matemática semelhante a da divisão. Deixe um espaço entre o numero e a chave (não deixado por mim!). Vc vai precisar para recorrer a regra de adição de zeros.



b) Escolha o número que elevado ao quadrado se aproxime do 13. No caso é o número 3.




c) Elevando ao quadrado o 3, vc encontra 9. Coloque abaixo do 13, faça a subtração. Resultado igual a 4.



d) Agora vem a regra dos zeros. Um par de zero "cai" e torna o 4, no número 400. O par é utilizado, e a cada par que vc adiciona, no final corresponderá a movimentação de uma casa numérica depois da vírgula. Aguarde. Se vc não gostou , tente dividir 216 por 2. Por favor, não vai dá 18! E sim 108.




e) Entramos agora no processo que vai tornar vc o Mágico da Matemática. Se fizer isso para os seus colegas no quadro, muitos ficarão impressionados:  - Inacreditável. - Como ele conseguiu sem calculadora? - Me ensina! - Por favor.

Multiplique o número 3 por 2. No resultado 6, vc deve adicionar um espaço (veja setas!), onde colocará números idênticos, e a multiplicação formada deve resultar em um número próximo ao número 400.

         
f) Fazendo a multiplicação, é encontrado o valor 396. Agora são dois procedimentos: primeiro - o numero que vc usou no espaço vazio, o 6, coloque ao lado do número 3. Será o primeiro número da raiz de 13. E  segundo - coloque o número 396 embaixo do 400 e faça a subtração. O que resulta em 4.



g) Desça mais dois zeros e coloque ao lado do 4, formando o número 400. Agora na raiz, vc tem o número 36. Multiplique por 2. E com o resultado,  72, vc vai de novo adicionar um espaço (veja setas!), onde colocará números idênticos, e esta multiplicação formada deve resultar em um número próximo ao número 400. Observe que colocando o número 1, isso não será possível. Se fizer, o resultado fica 721 x 1 = 721, ou seja, maior que 400. Então não pode. Ultrapassou. Neste caso escolha o número zero.
Multiplique 720 x 0 = 000. Subtraia de 400, o que resulta em 400



h) Nesse momento o número Zero ocupa o lugar na raiz, depois do número  6 (veja seta!).  Pronto. Acabou. Ou quase! 






i) Cada dois zeros  "caídos" correspondem a um "pulo" de duas casas numéricas. Veja o número 400 (o resto da conta). Como foram 2 vezes a descida de dois zeros, isso corresponderá a 2 "pulos", englobando quatro casas numéricas. Sendo o resto 0,04. Considerando que foram 2 operações de descidas dos zeros, no número 360, movimente a vírgula 2 casas numéricas a partir da direita. Portanto, a raiz é 3,60.

                                      
Resposta: 3,60 com resto 0,04.
Não acredita? Use a sua calculadora.


                               ___
2ª QUESTÃO: ⎷9,135
Calcule a raiz quadrada de 9,135 com aproximação centesimal.
Seguiremos os mesmos passos já descritos. Tão somente agora, trata-se de um número decimal.
Veja:

Cada dois números  "caídos" correspondem a um "pulo" de duas casas numéricas. Veja o número 146 (o resto). Como foram 2 vezes, primeiro o 13 e depois o número 50 (observe que foi acrescentado  um zero ao lado do número 5), isso corresponde a 2 "pulos" de duas casas, a partir da direita, englobando quatro casas numéricas. Sendo, portanto,  o resto 0,0146 (veja figura). Também como foram 2 operações de descidas, no número 302, movimente a vírgula 2 casas numéricas a partir da direita. Logo, a raiz é 3,02.

Resposta: 3,02 com resto 0,0146.




Prezado amigo ou amiga, se for usar, cite o endereço do blog profmarcelomoreno2010.
Precisamos de FAIRPLAY também na Academia.


Obrigado meu querido Prof Oswaldo de Assis Gomes.
Conversei com ele hoje,  27/05/2021, ainda em atividade profissional com seus 91 anos.

Paz. 

Comentários

Imagem esquemática do SARS-CoV-2 exibindo a espícula glicoproteica S

Imagem esquemática do SARS-CoV-2 exibindo a  espícula glicoproteica S
Ela é responsável pelo fenômeno de adsorção, a ligação do vírus à célula, e portanto, pelo início da infecção viral. O SARS-CoV-2 se liga às células através de um receptor, a enzima conversora de angiotensina 2 (ACE2), presente nas superfícies de células do pulmão, do intestino, do rim, e de vasos sanguíneos. Imagem: https://www.scientificanimations.com/C&EN/Shutterstock.

Imagem esquemática do SARS-CoV-2.

Imagem esquemática do SARS-CoV-2.
Observe receptor presente na célula [ACE2] que se liga à proteína S. Human cell = célula humana; Glycoprotein = glicoproteína. Imagem: https://www.scientificanimations.com/C&EN/Shutterstock.

SARS-CoV-2 iniciando o processo de infecção.

SARS-CoV-2 iniciando o processo de infecção.
Fenômeno de adsorção - quando o vírus "toca" a célula com "segundas intenções". A menor quantidade de receptores ACE-2 nas células das crianças explicaria o fato desta faixa etária ser menor atingida por este novo coronavírus.