A CRISE NA EDUCAÇAO E O NOVO CORONAVÍRUS

 DE QUAL CRISE ESTAMOS FALANDO?

microbiovirus@yahoo.com.br





COVID-19 Map - Johns Hopkins CORONAVIRUS RESOURCE CENTER. FONTE: https://coronavirus.jhu.edu/map.html ACESSO 18/10/2020.



Atingindo a marca de 40 milhões de pessoas infectadas no mundo pelo SARS-CoV-2, não é difícil correlacionar o surgimento natural deste novo coronavírus com o seu escape de um laboratório, baseado em nossa experiência acadêmica (Câmara, Câmara & Moreno, 2020), onde se observa que mesmo dentro de instituições de ensino e pesquisa, normas de biossegurança estão sendo abandonadas, começando por pesquisadores, professores, médicos, enfermeiros, etc. Influenciando, portanto, os novatos aprendizes da área. Restaurantes universitários repletos de jalecos, pessoas eliminando perdigotos nos alimentos nos famosos  self-service. Neste caso, a crise não é a tão falada Evasão Escolar.

Sim ou não? Aonde se iniciam tais comportamentos? Relacionam-se com a crise da evasão? A baixa qualidade de ensino? Com questões de infraestrutura? Como abordado pela especialista em educação, Ilona Becskeházy (YouTube, 2018). Carecemos de um modelo profissional em todos os segmentos de ensino?

Para Ilona Becskeházy, o mito do particular ser melhor do que o público, nos ensinos fundamental e médio, não parece ser verdadeiro como se imagina, revelando que o primeiro também tem problemas crônicos seriíssimos (Youtube vídeo, 2018). 

Mas, por que profissionais de referencia do ensino superior, oriundos de estabelecimentos particulares ou públicos, se comportam como amadores? E dessa forma, acabam influenciando seus pupilos. 

Afinal, como a crise do ensino está relacionada com a atual pandemia?

Segundo a especialista: "- soluções para a crise educacional é fazer com que as pessoas aprendam a ler e compreendam o que está se dizendo, a fim de que possam, como indivíduos de uma sociedade, fazer parte da solução dos problemas, se tornando assim, cidadãos úteis e não um peso para a sociedade".

Em plena pandemia pelo novo coronavírus, diversas "produções" corrompem a Virologia com termos criados pelo GoogleTradutor®. Termos como imunidade de rebanho, por exemplo, o qual não faz parte dos textos dos mais conceituados livros do assunto. Profissionais que não possuem experiência na área, nesse momento se aventuram no campo das viroses respiratórias, sem qualquer experiência no passado. Nessa busca impensada para registrarem seus nomes nos diversos artigos rotos produzidos durante a pandemia, arregimentam alunos com sede de conhecimento. 

Mas, será que seus familiares sabem que seus queridos filhos, filhas, sobrinhos, sobrinhas, companheiros, companheiras estão entregues nas mãos de pessoas despreparadas para tal empreitada?

Aliado a isso, uma classe política fazendo o que mais sabe, "politica". Todavia, esqueceram a essência, esqueceram que a humanidade passa mais uma vez por uma crise sanitária. E, fatalmente, outras virão (Câmara, Câmara & Moreno, 2020b).

Aí talvez esteja a questão: - A crise humana, a de valores. 

Nossas escolas não preparam as pessoas para a vida real. Nossos estudantes preparados para o ENEM 2021, sabem calcular a aceleração que uma gota de água desenvolve numa taça de vinho de raio 6 cm com uma altura de 12cm, no ponto mais baixo de sua trajetória, quando lançada da borda, mas desconhecem fundamentos biológicos críticos envolvidos durante a lavagem das mãos, e a compreensão dos reais motivos pelos quais não devemos conversar durante o preparo de nossas refeições.  Estes, os alunos, deveriam "reeducar" os Mestres e pesquisadores, ao invés de imitá-los. Já presenciei tal fato numa fila.

Portanto, a saída, e deve existir, seria começar de cima, do ensino  médio,  reformulando todo o currículo, a grade de horário das disciplinas, com ênfase em matemática e português, além de preparar nossos jovens para a vida real e concreta.  Por exemplo, o tema água, além da compreensão das bases de sua estrutura e suas propriedades fisico-químicas, o ensino deveria orientar nossos alunos desde o fundamental sobre os benefícios da água para a saúde, seu tratamento, sua função nas membranas celulares, além de questões do desperdício. É importante calcular o pH de uma solução através da expressão pH = Log 1/[H+], mas é preciso compreender sua aplicação na prática cotidiana.


No Ensino Fundamental, entre outras indagações, também é preciso  perguntar o porquê de uma criança estudar 7 anos uma determinada língua estrangeira e não se tornar fluente na mesma.


Os amadores não podem continuar dirigindo a Educação nesse país. 

O momento é de reflexão e mudanças.



RESTAURANTE PRÓXIMO A UM HOSPITAL. HORÁRIO DE ALMOÇO. OBSERVE PROFISSIONAL DA ÁREA DE SAÚDE desprezando as regras de convivência e os fundamentos das normas de biossegurança com O SEU LINDO JALECO BRANCO  "protegendo"  sua integridade biológica. Sequencia de fotos na fila do restaurante.







Sequencia de fotos na fila do restaurante. Julho de 2019. Curiosamente, meses antes do início da pandemia pelo SARS-CoV-2.



Todos os períodos realizamos no mesmo local campanhas educacionais com os alunos, alertando os usuários sobre o comportamento de risco que esses colegas profissionais insistem em praticar.



João Pessoa, Paraíba, Brazil. Setembro de 2018.




Referencias

na ordem de citação  


Câmara, FP; Câmara, DCP; Moreno, M.  Segurança em laboratórios de microbiologia e risco de epidemiasBrazilian Journal of Health Review, Curitiba, v. 3, n. 5, p.13396-13402, 2020. DOI:10.34119/bjhrv3n5-164.


https://www.youtube.com/watch?v=LiOcLtwHAqI Acesso 19/10/2020. 


Câmara, FP; Câmara, DCP; Moreno, M.  Covid-19: trajetória atual e futuraBrazilian Journal of Health Review, Curitiba, v. 3, n. 5, p.13377-13382, 2020b. DOI:10.34119/bjhrv3n5-162.







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Imagem esquemática do SARS-CoV-2 exibindo a espícula glicoproteica S

Imagem esquemática do SARS-CoV-2 exibindo a  espícula glicoproteica S
Ela é responsável pelo fenômeno de adsorção, a ligação do vírus à célula, e portanto, pelo início da infecção viral. O SARS-CoV-2 se liga às células através de um receptor, a enzima conversora de angiotensina 2 (ACE2), presente nas superfícies de células do pulmão, do intestino, do rim, e de vasos sanguíneos. Imagem: https://www.scientificanimations.com/C&EN/Shutterstock.

Imagem esquemática do SARS-CoV-2.

Imagem esquemática do SARS-CoV-2.
Observe receptor presente na célula [ACE2] que se liga à proteína S. Human cell = célula humana; Glycoprotein = glicoproteína. Imagem: https://www.scientificanimations.com/C&EN/Shutterstock.

SARS-CoV-2 iniciando o processo de infecção.

SARS-CoV-2 iniciando o processo de infecção.
Fenômeno de adsorção - quando o vírus "toca" a célula com "segundas intenções". A menor quantidade de receptores ACE-2 nas células das crianças explicaria o fato desta faixa etária ser menor atingida por este novo coronavírus.