A CRISE NA EDUCAÇAO E O NOVO CORONAVÍRUS
DE QUAL CRISE ESTAMOS FALANDO?
Atingindo a marca de 40 milhões de pessoas infectadas no mundo pelo SARS-CoV-2, não é difícil correlacionar o surgimento natural deste novo coronavírus com o seu escape de um laboratório, baseado em nossa experiência acadêmica (Câmara, Câmara & Moreno, 2020), onde se observa que mesmo dentro de instituições de ensino e pesquisa, normas de biossegurança estão sendo abandonadas, começando por pesquisadores, professores, médicos, enfermeiros, etc. Influenciando, portanto, os novatos aprendizes da área. Restaurantes universitários repletos de jalecos, pessoas eliminando perdigotos nos alimentos nos famosos self-service. Neste caso, a crise não é a tão falada Evasão Escolar.
Sim ou não? Aonde se iniciam tais comportamentos? Relacionam-se com a crise da evasão? A baixa qualidade de ensino? Com questões de infraestrutura? Como abordado pela especialista em educação, Ilona Becskeházy (YouTube, 2018). Carecemos de um modelo profissional em todos os segmentos de ensino?
Para Ilona Becskeházy, o mito do particular ser melhor do que o público, nos ensinos fundamental e médio, não parece ser verdadeiro como se imagina, revelando que o primeiro também tem problemas crônicos seriíssimos (Youtube vídeo, 2018).
Mas, por que profissionais de referencia do ensino superior, oriundos de estabelecimentos particulares ou públicos, se comportam como amadores? E dessa forma, acabam influenciando seus pupilos.
Afinal, como a crise do ensino está relacionada com a atual pandemia?
Segundo a especialista: "- soluções para a crise educacional é fazer com que as pessoas aprendam a ler e compreendam o que está se dizendo, a fim de que possam, como indivíduos de uma sociedade, fazer parte da solução dos problemas, se tornando assim, cidadãos úteis e não um peso para a sociedade".
Em plena pandemia pelo novo coronavírus, diversas "produções" corrompem a Virologia com termos criados pelo GoogleTradutor®. Termos como imunidade de rebanho, por exemplo, o qual não faz parte dos textos dos mais conceituados livros do assunto. Profissionais que não possuem experiência na área, nesse momento se aventuram no campo das viroses respiratórias, sem qualquer experiência no passado. Nessa busca impensada para registrarem seus nomes nos diversos artigos rotos produzidos durante a pandemia, arregimentam alunos com sede de conhecimento.
Mas, será que seus familiares sabem que seus queridos filhos, filhas, sobrinhos, sobrinhas, companheiros, companheiras estão entregues nas mãos de pessoas despreparadas para tal empreitada?
Aliado a isso, uma classe política fazendo o que mais sabe, "politica". Todavia, esqueceram a essência, esqueceram que a humanidade passa mais uma vez por uma crise sanitária. E, fatalmente, outras virão (Câmara, Câmara & Moreno, 2020b).
Aí talvez esteja a questão: - A crise humana, a de valores.
Nossas escolas não preparam as pessoas para a vida real. Nossos estudantes preparados para o ENEM 2021, sabem calcular a aceleração que uma gota de água desenvolve numa taça de vinho de raio 6 cm com uma altura de 12cm, no ponto mais baixo de sua trajetória, quando lançada da borda, mas desconhecem fundamentos biológicos críticos envolvidos durante a lavagem das mãos, e a compreensão dos reais motivos pelos quais não devemos conversar durante o preparo de nossas refeições. Estes, os alunos, deveriam "reeducar" os Mestres e pesquisadores, ao invés de imitá-los. Já presenciei tal fato numa fila.
Portanto, a saída, e deve existir, seria começar de cima, do ensino médio, reformulando todo o currículo, a grade de horário das disciplinas, com ênfase em matemática e português, além de preparar nossos jovens para a vida real e concreta. Por exemplo, o tema água, além da compreensão das bases de sua estrutura e suas propriedades fisico-químicas, o ensino deveria orientar nossos alunos desde o fundamental sobre os benefícios da água para a saúde, seu tratamento, sua função nas membranas celulares, além de questões do desperdício. É importante calcular o pH de uma solução através da expressão pH = Log 1/[H+], mas é preciso compreender sua aplicação na prática cotidiana.
No Ensino Fundamental, entre outras indagações, também é preciso perguntar o porquê de uma criança estudar 7 anos uma determinada língua estrangeira e não se tornar fluente na mesma.
Os amadores não podem continuar dirigindo a Educação nesse país.
O momento é de reflexão e mudanças.
RESTAURANTE PRÓXIMO A UM HOSPITAL. HORÁRIO DE ALMOÇO. OBSERVE PROFISSIONAL DA ÁREA DE SAÚDE desprezando as regras de convivência e os fundamentos das normas de biossegurança com O SEU LINDO JALECO BRANCO "protegendo" sua integridade biológica. Sequencia de fotos na fila do restaurante.
Todos os períodos realizamos no mesmo local campanhas educacionais com os alunos, alertando os usuários sobre o comportamento de risco que esses colegas profissionais insistem em praticar.
Referencias
na ordem de citação
Câmara, FP; Câmara, DCP; Moreno, M. Segurança em laboratórios de microbiologia e risco de epidemias. Brazilian Journal of Health Review, Curitiba, v. 3, n. 5, p.13396-13402, 2020. DOI:10.34119/bjhrv3n5-164.
https://www.youtube.com/watch?v=LiOcLtwHAqI Acesso 19/10/2020.
Câmara, FP; Câmara, DCP; Moreno, M. Covid-19: trajetória atual e futura. Brazilian Journal of Health Review, Curitiba, v. 3, n. 5, p.13377-13382, 2020b. DOI:10.34119/bjhrv3n5-162.
Comentários