TOQUE DE RECOLHER! É A 3A ONDA DA COVID-19?

Toque de recolher? ou Perdidos no Espaço ?

3a TEMPORADA?

microbiovirus@yahoo.com.br


Quase 1 anos depois, estamos perdidos. Parece que não aprendemos nada. Líderes, governantes e imprensa discursam, mas na prática, acham que sabem mais de virologia do aqueles que passaram a vida inteira estudando. Desprezam medidas de contenção, mas acusam o "vizinho" de não seguí-las. Desde março de 2020 estão "escorregando" em suas teorias e ideias descabidas e oportunistas (já descritas em postagens anteriores). 

Provavelmente, a família Robinson  da série norte-americana Lost in Space apresentada nos anos de 1960  esteja correta ao se isolar no espaço, considerando que muitos poderiam contribuir evitando as aglomerações, mas não o fazem. Medidas simples de distanciamento no mercado, numa fila, ou mesmo posicionar a máscara corretamente na face, por exemplo,  poderiam ajudar em muito. Pode-se concluir que o desprezo às medidas que evitam a disseminação da partícula viral são ações intencionadas ou realizadas por pessoas extremamente limitadas, psicossocialmente falando!

Não estamos defendendo medidas rígidas de restrição, como o tão praticado lockdown. Desde o final da década de 1970 já é conhecido que tal procedimento não é o adequado para os coronavírus.




Fonte imagem: http://replayoutv.comunidades.net/perdidos-no-espaco-3-temporada Acesso 28/02/21.


Mas o pior é que eles não vão sozinhos para o "ESPAÇO". Levam um punhado de gente. Lembra? o fenômeno é exponencial. Veja o vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=u8jo0x11GiU&t=59s 

A NATUREZA É EXPONECIAL


Ao mesmo tempo novos perfis clínicos se revelam e em faixas etárias abaixo de 40. Conversando com uma profissional da área de saúde, ela revelou um caso bastante interessante:

- Senhora de 35 anos teve COVID assintomática, provavelmente em dezembro de 2020. Em fevereiro infarta e descobre que está com diabetes. Atualmente se encontra internada.


xxx


Enquanto Instituto Butantan entregou hoje,  mais 1,2 milhões de doses da vacina chinesa emergencial Coronavac® ao Ministério da Saúde, Brasil, e a Anvisa aprova o registro definitivo da vacina emergencial da Pfizer BioNTech, é decretado em vários estados brasileiros  o toque de recolher com medidas de restrições mais rígidas. No estado da Paraíba, Brazil, o horário foi determinado por decreto do governador entre 22h e 5h da manhã.

Nesse momento a taxa de ocupação das UTIs continua aumentado. Verifica-se que a faixa etária também está mudando, onde pacientes mais jovens sem qualquer comorbidade estão sendo internados por conta da Covid-19.

Suspeita-se que estes casos crescentes em jovens seja devida a variante P1, originária do estado do Amazonas, Brazil.

Por outro lado, como restringir a disseminação do vírus quando a população  necessita de transporte público e é submetida às condições inapropriadas? Observe as figuras abaixo da capital paraibana.


Imagens Bom Dia Paraíba do dia 11/01/21. João Pessoa, Paraíba, Brazil.



Imagens Bom Dia Paraíba do dia 11/01/21. João Pessoa, Paraíba, Brazil.

Mas não sejamos ingênuos, pois a população  mundial segue o mesmo comportamento. Veja abaixo uma multidão jovem do lado de fora de um bar em algum lugar nos Estados Unidos. E em Jerusalém, na Terra Santa, Israel, na Via Dolorosa. Alguns até estão usando máscaras para evitar que o queixo contamine ou seja contaminado! Oh, My God!



Fonte: The New York Times, 03/03/21.




Via Dolorosa, Jerusalém, Israel. Imagens de agosto de 2020. Observe que os queixos tanto da criança como do adulto estão bem protegidos. 

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=zVzvZ9z1WeM em  09/08/20.




Via Dolorosa, V Estação – Local onde Simão, o cireneu ajudou Jesus a carregar a Cruz. Aqui uma parada onde os cristãos refletem e as lágrimas saem. Apesar das imagens terem sido feita em 2020, parece que o mundo ainda não se acostumou com as regras básicas de proteção. Jovens não utilizando a máscara.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=zVzvZ9z1WeM em  09/08/20.



As regras existem, e já tem uns meses, mas não são obedecidas. Ninguém fiscaliza e assim poderemos enfrentar momentos que se assemelham à março/abril de 2020 aqui no Brasil. 

Sem dúvida, tais imagens não são exclusivas da capital paraibana, mas um fato que ocorre diariamente em todo o Brasil nesses tempos pandêmicos.

Talvez a grande pergunta que ficou no ar após as campanhas de imunização iniciarem em boa parte do mundo, é se a pandemia estava realmente em seu final. Parece que este novo coronavírus ainda não exibiu todo o seu repertório agressivo para a nossa espécie. Ele ainda conta com a colaboração de muitos que não acreditam em sua existência e insistem em desafiar a regra de biossegurança básica para a sua contenção, como: evitar aglomeração. Sendo assim, continuaremos pagando o preço por nossa rebeldia social frente a essa catastrófica crise sanitária, declarada pandemia de Covid-19* pela OMS cerca de 1 ano atrás.

* Doença causada pelo novo coronavírus, o SARS-CoV-2, declarada em 11 de março de 2020.


Hoje, 23 de fevereiro de 2021, não era pra existir essa postagem e muito menos ver nos noticiários a seguinte frase:

"Atual conjuntura de agravamento da Covid-19"



João Pessoa, a "Cidade dos Sonhos" recolhida esta noite. Arquivo pessoal. 23/02/2021.



Fonte: 

1. https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2021/02/23/decreto-com-toque-de-recolher-e-outras-medidas-restritivas-na-paraiba-e-publicado-nesta-terca.ghtml Acesso 25//02/2021.

2. https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2021/02/16/covid-19-variante-de-manaus-ja-esta-em-pelo-menos-12-estados-brasileiros Acesso 28/02/2021.

3. Passageiros reclamam de ônibus lotados em https://globoplay.globo.com/v/9167869/ Acesso 12/01/2021


CONTINUA...





Comentários

Imagem esquemática do SARS-CoV-2 exibindo a espícula glicoproteica S

Imagem esquemática do SARS-CoV-2 exibindo a  espícula glicoproteica S
Ela é responsável pelo fenômeno de adsorção, a ligação do vírus à célula, e portanto, pelo início da infecção viral. O SARS-CoV-2 se liga às células através de um receptor, a enzima conversora de angiotensina 2 (ACE2), presente nas superfícies de células do pulmão, do intestino, do rim, e de vasos sanguíneos. Imagem: https://www.scientificanimations.com/C&EN/Shutterstock.

Imagem esquemática do SARS-CoV-2.

Imagem esquemática do SARS-CoV-2.
Observe receptor presente na célula [ACE2] que se liga à proteína S. Human cell = célula humana; Glycoprotein = glicoproteína. Imagem: https://www.scientificanimations.com/C&EN/Shutterstock.

SARS-CoV-2 iniciando o processo de infecção.

SARS-CoV-2 iniciando o processo de infecção.
Fenômeno de adsorção - quando o vírus "toca" a célula com "segundas intenções". A menor quantidade de receptores ACE-2 nas células das crianças explicaria o fato desta faixa etária ser menor atingida por este novo coronavírus.