FIM DA PANDEMIA: 05 MAIO DE 2023

Em construção 



Modelo tridimensional do SARS-CoV-2. Impresso em resina na SATURN Elegoo® e pintado pelo Professor Marcelo Moreno.



Observe as "grandes" espiculas glicoproteicas S (Espícula do inglês Spike) pintadas em vermelho. Diversos vírions possuem suas próprias espiculas, portanto, não faz sentido e até mesmo confunde os iniciantes da virologia a expressão "proteína spike", originada erroneamente de uma tradução pelo Google tradutor, certamente por não virologistas.


Após o Anthony Hopkins ter cessado a atualização de dados sobre a SARS-2 (covil-19), outra medida , tomada pela OMS, ontem dia 05 de maio de 2023, a Organização Mundial de Saúde, fim da Emergência Global, que foi decretada em janeiro de 2020. Todavia, o Diretor-Geral da OMS, disse:


“O vírus está aqui para ficar. Ainda está matando e em mutação. O risco continua com novas variantes surgindo que causam novos picos em casos [de infecção] e mortes”

Global, que foi decretada em janeiro de 2020. Todavia, o Diretor-Geral da OMS, disse:

Chefe da OMS declara fim do COVID-19 como uma emergência de saúde global. O chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS) das Nações Unidas declarou “com grande esperança” o fim do COVID-19 como uma emergência de saúde pública, enfatizando que isso não significa que a doença não seja mais uma ameaça global. fonte: 

O interessante por tras dessa frase, é justamente o contrário de muitos dizem aqui no Brasil. A vacina salvou todo mundo. Estamos protegidos!



Fonte:


1. https://www.who.int/news/item/05-05-2023-statement-on-the-fifteenth-meeting-of-the-international-health-regulations-(2005)-emergency-committee-regarding-the-coronavirus-disease-(covid-19)-pandemic


2. https://www.poder360.com.br/saude/oms-decreta-fim-da-emergencia-sanitaria-da-pandemia-de-covid-19/









Comentários

Imagem esquemática do SARS-CoV-2 exibindo a espícula glicoproteica S

Imagem esquemática do SARS-CoV-2 exibindo a  espícula glicoproteica S
Ela é responsável pelo fenômeno de adsorção, a ligação do vírus à célula, e portanto, pelo início da infecção viral. O SARS-CoV-2 se liga às células através de um receptor, a enzima conversora de angiotensina 2 (ACE2), presente nas superfícies de células do pulmão, do intestino, do rim, e de vasos sanguíneos. Imagem: https://www.scientificanimations.com/C&EN/Shutterstock.

Imagem esquemática do SARS-CoV-2.

Imagem esquemática do SARS-CoV-2.
Observe receptor presente na célula [ACE2] que se liga à proteína S. Human cell = célula humana; Glycoprotein = glicoproteína. Imagem: https://www.scientificanimations.com/C&EN/Shutterstock.

SARS-CoV-2 iniciando o processo de infecção.

SARS-CoV-2 iniciando o processo de infecção.
Fenômeno de adsorção - quando o vírus "toca" a célula com "segundas intenções". A menor quantidade de receptores ACE-2 nas células das crianças explicaria o fato desta faixa etária ser menor atingida por este novo coronavírus.