Os Vírus Que não dormem!




ARte da CaPa: JULIANA LIMA URBANO DOS SANTOS 

https://doi.org/10.29327/838443

CADERNO DE VIROLOGIA

Atualizado com a COVID-19 
2019/2020/2021/2022





Link de atualização de dados da COVID-19 no mundo!!!!!


COVID-19 Dashboard by the Center for Systems Science and 
Engineering (CSSE) at Johns Hopkins University (JHU)




Prof. Marcelo Moreno disponibiliza seu material de apoio para alunos da área de saúde na Universidade Federal da Paraíba desde 2014. No início eram anotações que ficaram em torno de 20 páginas. Atualmente, o professor acrescentou material próprio atualizado, além de indicações de grandes obras na área da Virologia e Paleovirologia.


Em:   http://youtu.be/Y31dB2sh0Os




Pormenores que alteram!

Este caderno é patognomônico de uma vivência com a virologia desde a minha 1ª graduação em Farmácia nos anos 80 do século passado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Lá,  durante o curso de Microbiologia, tive a minha primeira adsorção com a disciplina, apesar de ter escolhido a Microbiologia com 17 anos de idade como alvo para a minha carreira virológica, antes mesmo de entrar na universidade.
Foi através dos efeitos citopáticos das aulas teóricas, aulas práticas, conversas, dúvidas de alunos, congressos, teses, anotações, e experiências profissionais como professor de Microbiologia e Imunologia que me fez iniciar esse Caderno para contaminar de forma mais aguda os meus alunos.
Inicialmente foi a Imunologia que me infectou durante o curso do 2º Grau no Colégio Imperial Pedro II em São Cristóvão, Rio de Janeiro, de 1981 a 1983, especificamente nas aulas de Biologia, através de um livro, ministradas por um Professor e Médico. Foi essa disciplina que me chamou a atenção para esse tropismo por conta de sua visão bélica no combate  hospedeiro versus micróbios.
Também me recordo de uma raivosa aula, durante a graduação, quando o professor citou a seguinte frase da Profa. Gilberta Bensabath – Os vírus não dormem e nem tiram dia para descanso!
Nesse caso, o Caderno é intitulado jocosamente de “Os vírus que não dormem”, talvez uma alusão àquelas amostras de vírus da varíola que estão em estoques congeladas nos Estados Unidos e Rússia, onde a qualquer momento podem escapar deste sono! E cumprir a máxima da Professora Gilberta Bensabath.

Pois bem, influenciado por todos os meus professores, não quero aqui colocar essa pequena partícula como substituição de qualquer livro da área, até porque cerca de 90% do material são compilações escolhidas dos momentos de minha vida acadêmica, onde por sua vez os créditos estão esparramados por todo o organismo não viral desse caderno de anotações.  Trata-se, portanto, de um tributo a vocês, meus queridos e amados professores. Muito obrigado a todos professores, professoras, colegas, alunos, alunas, amigos, amigas, parentes, vizinhos e vizinhas. Toda colaboração funcional é bem vinda!





capa 2014:  Superfície do rinovírus humano tipo 3, retirado de http://www.virology.wisc.edu/virusworld/images/rhi-rhinovirus-3_3fold-SCIENCE_CNN.jpg
Acesso em 22.02.2014






ATUALIZADO ABRIL DE 2024

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ESTE CADERNO É TÃO SOMENTE UM RASCUNHO DE AULAS com mais detalhes. Para acompanhamento das aulas. Imagens de livros e/ou artigos usadas nos slides PowerPoint® para a apresentação durante as aulas colocadas no Caderno de Virologia estão sempre com referências. Além de anotações e/ou traduções de obras consagradas e de artigos, sempre referenciadas. O objetivo é divulgar as obras e despertar o interesse dos discentes pela Virologia. Portanto, o professor Marcelo Moreno é um organizador de tais materiais, embora existam trechos elaborados pelo próprio, bem como de seus artigos publicados.


NÃO PRETENDE SUBSTITUIR NENHUM LIVRO. Justamente o contrário, fazemos a divulgação de tais obras. Sendo assim, procuramos estimular o discente a se aprofundar nesse ramo da Biologia, a Virologia Humana. Indicamos excelentes livros, de excelentes editoras do Brasil e do mundo. Estão no plano de curso da disciplina de Microbiologia, disponibilizado no início de cada semestre para cada curso.

73 páginas que procuram contar muito da história da Virologia, o seu conteúdo, suas bases, bem como o início, a ORIGEM de todas as coisas.

–  Peço desculpas, antecipadamente. Não dá pra colocar tudo!
– É um ponta-pé inicial no começo de sua formação, meu querido discente.




Até aqui nos ajudou o SENHOR.
Paz.
Shalom.







Comentários

Olá Marcelo, tudo bem? Como posso falar contigo? Quais são seus contatos?
Marcelo, quais são seus contatos?
profmarcelo disse…
microbiovirus@yahoo.com.br

Imagem esquemática do SARS-CoV-2 exibindo a espícula glicoproteica S

Imagem esquemática do SARS-CoV-2 exibindo a  espícula glicoproteica S
Ela é responsável pelo fenômeno de adsorção, a ligação do vírus à célula, e portanto, pelo início da infecção viral. O SARS-CoV-2 se liga às células através de um receptor, a enzima conversora de angiotensina 2 (ACE2), presente nas superfícies de células do pulmão, do intestino, do rim, e de vasos sanguíneos. Imagem: https://www.scientificanimations.com/C&EN/Shutterstock.

Imagem esquemática do SARS-CoV-2.

Imagem esquemática do SARS-CoV-2.
Observe receptor presente na célula [ACE2] que se liga à proteína S. Human cell = célula humana; Glycoprotein = glicoproteína. Imagem: https://www.scientificanimations.com/C&EN/Shutterstock.

SARS-CoV-2 iniciando o processo de infecção.

SARS-CoV-2 iniciando o processo de infecção.
Fenômeno de adsorção - quando o vírus "toca" a célula com "segundas intenções". A menor quantidade de receptores ACE-2 nas células das crianças explicaria o fato desta faixa etária ser menor atingida por este novo coronavírus.