O ERRO DE UM HOMEM: A MORTE DE MAIS DE 4.000 PESSOAS.

Após 30 dias de coronavírus na Itália e mais de 4.400 pessoas mortas pela pandemia,  em Milão,  restou apenas a frase do prefeito da cidade, sr. Giuseppe Sala:

- ERRAMOS!


Fonte: Google imagens.

A Itália terá que conviver, enquanto história da civilização humana, com dois erros grosseiros do século XXI, o desconhecimento e  a falta de preparo das pessoas que ocupam importantes cargos.

No dia 1o de março de 2020, eram 34 mortes, com 1.694 casos confirmados e uma taxa de mortalidade de 2,00%.

Hoje, dia 28/03/2020, são 9.134 mortes em todo o país,  com 86.498 casos confirmados, atingindo uma taxa de mortalidade  de 10,56%, compatível com uma pandemia.


Há 33 anos estudo virologia. Ainda com meus 21 anos de idade na Universidade Federal do Rio de Janeiro como aluno de gradução do curso de Farmácia, acompanhando o curso de virologia, aprendi como as pandemias surgem e quais seus efeitos. 

Custava este senhor perguntar aos jovens estudantes da Itália:

- O que é uma pandemia?
- É ficção? 
- É realidade? 
- Onde nascem os vírus pandêmicos?


Porque, pelo que entendi, os governantes daquele país nunca estudaram o assunto e são, ao mesmo tempo, por  demais, arrogantes e auto-suficientes.



O ERRO DE UM PODE MATAR MILHARES!

Fica a lição para a humanidade.

Milão/2020.







Comentários

Unknown disse…
Por isso que o mundo se encontra neste caos se não fosse o soberano Deus em nossa vida que seria de nós obrigado prof. Marcelo moreno

Imagem esquemática do SARS-CoV-2 exibindo a espícula glicoproteica S

Imagem esquemática do SARS-CoV-2 exibindo a  espícula glicoproteica S
Ela é responsável pelo fenômeno de adsorção, a ligação do vírus à célula, e portanto, pelo início da infecção viral. O SARS-CoV-2 se liga às células através de um receptor, a enzima conversora de angiotensina 2 (ACE2), presente nas superfícies de células do pulmão, do intestino, do rim, e de vasos sanguíneos. Imagem: https://www.scientificanimations.com/C&EN/Shutterstock.

Imagem esquemática do SARS-CoV-2.

Imagem esquemática do SARS-CoV-2.
Observe receptor presente na célula [ACE2] que se liga à proteína S. Human cell = célula humana; Glycoprotein = glicoproteína. Imagem: https://www.scientificanimations.com/C&EN/Shutterstock.

SARS-CoV-2 iniciando o processo de infecção.

SARS-CoV-2 iniciando o processo de infecção.
Fenômeno de adsorção - quando o vírus "toca" a célula com "segundas intenções". A menor quantidade de receptores ACE-2 nas células das crianças explicaria o fato desta faixa etária ser menor atingida por este novo coronavírus.