UNICAMP FECHA AS PORTAS

Hoje, dia 12/03/2020, a Universidade Estadual de Campinas, São Paulo - Brasil  suspende as atividades por conta da pandemia por coronavírus. "Em virtude da pandemia de coronavírus, estão suspensas de 13 a 29 de março todas as atividades da Unicamp". Comunicou o Reitor à comunidade acadêmica.

Aqui na Universidade Federal da paraíba as aulas seguem normais.

Hoje, Professor Marcelo Moreno, ministrando sua aula em meio a uma pandemia por coronavírus (abaixo).








Professor Marcelo Moreno respondendo ao aluno W., 19, sobre a capacidade pandêmica deste novo vírus estar associada à proteína S (proteína que participa da adsorção viral, ligação ao receptor celular [chamada de ligante]). E é justamente esta interação bem sucedida, ligante-receptor, que capacita o vírus ser transmitido pessoa-a-pessoa de forma eficiente, o que explicaria a alta transmissibilidade destes vírus, além de outros fatores.





Final da aula conversando com outros alunos.










Comentários

Imagem esquemática do SARS-CoV-2 exibindo a espícula glicoproteica S

Imagem esquemática do SARS-CoV-2 exibindo a  espícula glicoproteica S
Ela é responsável pelo fenômeno de adsorção, a ligação do vírus à célula, e portanto, pelo início da infecção viral. O SARS-CoV-2 se liga às células através de um receptor, a enzima conversora de angiotensina 2 (ACE2), presente nas superfícies de células do pulmão, do intestino, do rim, e de vasos sanguíneos. Imagem: https://www.scientificanimations.com/C&EN/Shutterstock.

Imagem esquemática do SARS-CoV-2.

Imagem esquemática do SARS-CoV-2.
Observe receptor presente na célula [ACE2] que se liga à proteína S. Human cell = célula humana; Glycoprotein = glicoproteína. Imagem: https://www.scientificanimations.com/C&EN/Shutterstock.

SARS-CoV-2 iniciando o processo de infecção.

SARS-CoV-2 iniciando o processo de infecção.
Fenômeno de adsorção - quando o vírus "toca" a célula com "segundas intenções". A menor quantidade de receptores ACE-2 nas células das crianças explicaria o fato desta faixa etária ser menor atingida por este novo coronavírus.