LISTa De EXERCÍCIOs MONITORIa Microbiologia


Eis as questões:  1a LISTA


UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA








 
 MONITORIA - MICROBIOLOGIA


Monitores – Eduardo Amorim e Nádia Menezes



1) “A parede celular bacteriana é composta de uma rede macromolecular, denominada peptideoglicano (também conhecida como mureína), que está presente isoladamente ou em combinação com outras substâncias.” (Tortora, Gerard J. 2017).
Diante disso, associe a coluna abaixo bactérias A e B, com suas respectivas características.

A) Gram-positiva.
B) Gram-negativa.


1 - (  ) Retém o corante cristal violeta e cora-se de violeta-escuro ou púrpura. 

2 - (  ) Parede de peptideoglicano é fina (camada única).

3 - (  ) É presente conteúdo de lipopolissacarídeo (LPS).

4 - (  ) Espaço periplasmático é camada granular.

5 - (  ) É ausente ácidos teicóicos.

6 - (  ) Alta a sensibilidade à penicilina e às sulfonamidas.


A) 1-A, 2-A, 3-B, 4-B, 5-B, 6-A. 

B) 1-A, 2-A, 3-B, 4-A, 5-A, 6-B. 

C) 1-B, 2-B, 3-B, 4-A, 5-B, 6-B. 

D) 1-A, 2-B, 3-B, 4-A, 5-B, 6-A.


2) Esporulação é o processo de formação do endósporo. Assim, complete em ordem crescente as etapas da formação do endósporo:

( ) Uma camada de peptideoglicano se forma entre as membranas.

( ) A membrana plasmática começa a circundar o DNA, o citoplasma, e a membrana, isolados na etapa anterior.
( ) A capa do esporo é formada.

( ) O septo do esporo circunda a porção isolada, formando o pré-esporo. 

( ) O septo do esporo começa a isolar o DNA recém-replicado e uma pequena porção do citoplasma.

( ) O endósporo é liberado da célula.

A) 2,3,5,1,4,6. 

B) 1,2,3,4,5,6. 

C) 6,2,1,4,5,3. 

D) 4,2,5,3,1,6.


3) Os Postulado de Koch tratam da(s):

  1. A)  Origem da vida somente é possível a partir da matéria viva, de um ser vivo preexistente.

  2. B)  Plantas e os animais são constituídos por pequeníssimos elementos, as células, unidades básicas na estrutura e função de todos os organismos.

  3. C)  Determinação de um agente causal de doenças é feita através de certos procedimentos.

  4. D)  Velocidade da luz no espaço vazio é a mesma em todos os sistemas de referência e é independente do movimento do corpo emissor.


4) O efeito do oxigênio no crescimento de vários tipos de bactérias é representado na figura abaixo. Dessa forma, informe abaixo cada tipo de bactéria no tubo com meio de cultura sólida.

  1. A)  1-Microaerófilos/2-Anaeróbicos Obrigatórios/3-Anaeróbicos Aerotolerantes/ 4- Anaeróbicos Facultativos/5-Aeróbicos Obrigatórios.

  2. B)  1-Aeróbicos Obrigatórios/2-Anaeróbicos Facultativos/3-Anaeróbicos Obrigatórios /4- Anaeróbicos Aerotolerantes /5- Microaerófilos.

  3. C)  1- Anaeróbicos Obrigatórios /2- Aeróbicos Obrigatórios /3- Microaerófilos 4- Anaeróbicos Facultativos/5- Anaeróbicos Aerotolerantes.

  4. D)  1-Aeróbicos Obrigatórios/2-Anaeróbicos Facultativos/3-Anaeróbicos Obrigatórios/4-Microaerófilos/5- Anaeróbicos Aerotolerantes.

    E)  1-Aeróbicos Obrigatórios/2-Anaeróbicos Obrigatórios/3-Anaeróbicos Facultativos/4-Microaerófilos/5- Anaeróbicos Aerotolerantes.






5) Existe algumas formas de impedir o crescimento bacteriano. Dessa maneira, há principais mecanismos de ação dos fármacos antibacterianos. Associe o mecanismo ao fármaco.

1) Inibição da síntese da parede celular (   ).
2) Inibição da síntese proteica (   ).
3) Danos à membrana (   ).
4) Inibição da síntese de metabólitos essenciais (   ).

A) Penicilinas. 

B) Polimixina B. 

C)Eritromicina.

D)Sulfanilamida


A) 1-B, 2-C, 3-A, 4-D. 

B) 1-B, 2-A, 3-D, 4-C. 

C) 1-A, 2-C, 3-B, 4-D. 

D) 1-A, 2-D. 3-B, 4-C.


6) 

Fonte: Amabis, Biologia. Editora Moderna, 2004.


A teoria da geração espontânea, segundo a qual os seres vivos podiam surgir de matéria não viva, perdurou por muito tempo. Porém, com a expansão do conhecimento científico e os experimentos rigorosos realizados por Louis Pasteur, entre outros pesquisadores, a crença na abiogênese não resistiu. Em um experimento, esquematizado a seguir, Pasteur preparou frascos de vidro com caldos nutritivos e amoleceu seus gargalos no fogo, o que permitiu esticar e curvar os gargalos, deixando-os em forma de um pescoço de cisne. Sobre o experimento citado, Pasteur conseguiu demonstrar que:

  1. A)  A contaminação do caldo nutritivo se deu por microrganismos provenientes do ambiente externo, que conseguiram atingir o caldo após a remoção do gargalo.

  2. B)  O caldo nutritivo do frasco com gargalo não deu origem a novas formas de vida, pois o oxigênio não conseguia entrar no balão de vidro.

    C) O caldo nutritivo do frasco com pescoço de cisne não continha os nutrientes necessários para o desenvolvimento de microrganismos.

    D) O desenvolvimento de microrganismos não foi possível porque dentro do balão de vidro com gargalo não havia espaço suficiente para a multiplicação.


7) Sobre os procedimentos laboratoriais de controle de qualidade, é INCORRETO afirmar que:

A) Desinfecção consiste no processo físico ou químico que destrói todas as formas de vida microbiana, ou seja, bactérias nas formas vegetativas e esporuladas, fungos e vírus.
B) A garantia da qualidade é o conjunto de atividades planejadas, sistematizadas e implementadas, com o objetivo de cumprir os requisitos da qualidade especificados.

C) A fase pós-analítica se inicia após a obtenção de resultados válidos das análises e finda com a emissão do laudo, para a interpretação pelo solicitante.
D) A fase pré-analítica se inicia com a solicitação da análise, passando pela obtenção da amostra e finda ao se iniciar a análise propriamente dita.

E) A fase analítica consiste do conjunto de operações, com descrição específica, utilizada na realização das análises de acordo com determinado método.


8) As estruturas celulares apresentam nomes. Dessa forma, detecte na figura abaixo os nomes das estruturas numeradas presentes em uma célula procariótica.



Fonte: https://www.pngegg.com/pt/png-zchqi Acesso 06/04/2021.


9) A construção de microrganismos geneticamente modificados implica a transferência de material genético de uma espécie para outra. Esse processo de transferência horizontal de genes ocorre naturalmente entre diferentes microrganismos. Com relação à transferência de material genético entre procariotos, assinale a opção correta.

  1. A)  A transferência horizontal de material genético em procariotos gera menos ganhos seletivos que os processos de mutação espontânea de DNA, pois células procariotas experimentam altas taxas de mutação durante a divisão celular.

  2. B)  A transformação é uma forma de aquisição de material genético por intermédio de vírus (bacteriófagos, no caso de bactérias), na qual ocorre a mobilização de plasmídeos.

  3. C)  Na transdução, ocorre a transferência de material genético a partir do meio extracelular para o citoplasma da célula procariótica, por meio de um mecanismo ativo.

  4. D)  O processo de conjugação é um mecanismo coordenado de transferência de plasmídeo entre duas células bacterianas em contato, por meio de uma estrutura denominada pilus.

  5. E)  Nos processos de transferência horizontal de material genético em procariotos, ocorre a mobilização apenas de material genético extracromossomal (plasmídeos), diferentemente de células eucariotas em que há mobilização de regiões cromossomais.


10) Sabemos que, além do DNA cromossômico, a bactéria possui plasmídeos. Marque a alternativa que indica corretamente o que é um plasmídeo.

  1. A)  Grandes moléculas de DNA ligadas às proteínas histonas.

  2. B)  Pequenas moléculas de DNA circular.

  3. C)  DNA encontrado nos cromossomos essenciais para a vida da bactéria.

  4. D)  DNA presente no interior do núcleo.

  5. E)  Não são capazes de se replicar independentemente do DNA cromossomal.


11) A técnica de coloração diferencial de Gram possibilita a distinção de grupos bacterianos, sendo baseada na habilidade dos mesmos em reter certos corantes. Assinale a alternativa que compreende a sequência CORRETA dos reagentes utilizados nessa técnica:

A) Cristal violeta (60 segundos), lugol (30 segundos), etanol absoluto (rapidamente), fucsina ou safranina (60 segundos), intercalados por lavagem com água destilada.

  1. B)  Fucsina (60 segundos), cristal violeta (60 segundos), álcool 70% (rapidamente), safranina (30 segundos), intercalados por lavagem com água destilada.

  2. C)  Lugol (30 segundos), cristal violeta (30 segundos), álcool absoluto (rapidamente), fucsina (30 seg), intercalados por lavagem com água destilada.

  3. D)  Cristal violeta (60 segundos), lugol (30 segundos), álcool 70% (rapidamente), fucsina (30 segundos), intercalados por lavagem com água destilada.

  4. E)  Cristal violeta (60 segundos), lugol (60 segundos), álcool absoluto (rapidamente), fucsina ou safranina (30 segundos), intercalados por lavagem com água destilada.


12) "Pesquisadores americanos anunciaram na segunda-feira (26) a descoberta de bactérias que vivem em um lago salgado da Antártica sem luz nem oxigênio, um ambiente extremo que pode existir em outras partes do nosso Sistema Solar. Esse lago, chamado Vida, tem concentrações muito elevadas de substâncias como amoníaco, nitrogênio, hidrogênio, enxofre e óxido nitroso. O local abriga microrganismos sob 20 metros de gelo, com uma taxa de salinidade superior a 20% e temperatura inferior a 13° C negativos." (http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/11/cientistas-acham-bacterias-vivendo-em-condicoes-extremas-na- antartica.html).

Dessa forma, cada espécie bacteriana cresce a temperaturas mínima, ótima e máxima específicas. Assim, de acordo com as informações do texto qual termo definiria esses microrganismos encontrados na Antártica.

A) Mesófilas.
B) Hipertermófilos. 

C) Psicrófilos.
D) Psicrotróficos. 

E) Termófilos.


13) A estrutura que mantém a forma bacteriana é?

A) Plasmídeo.
B) Citoplasma.
C) Membrana Celular. 

D) Cápsula.
E) Parede celular.


14) As doenças periodontais são infecções causadas por microrganismos que colonizam a superfície dentária supra ou subgengivalmente. As bactérias encontram-se organizadas na forma de biofilme, o que permite a interação entre as espécies bacterianas, conferindo-lhes uma série de vantagens. Diante do exposto, assinale a afirmativa correta.

  1. A)  Em um biofilme misto, as bactérias se associam de maneira aleatória.

  2. B)  Não é necessária a existência de uma superfície sólida, na qual as bactérias possam

    se aderir para formar o biofilme.

  3. C)  A profundidade da bolsa periodontal não exerce nenhuma influência sobre a

    contagem média das bactérias subgengivais.

  4. D)  Os biofilmes são compostos de microcolônias de células bacterianas, distribuídas de

    maneira não aleatória em uma matriz delineada ou glicocálice.

  5. E)  Osmicrorganismosquecrescemembiofilmepossuemamesmaresistênciaàaçãode

    antibióticos, do que a mesma forma crescendo em um estado planctônico.


15) As informações abaixo referem-se a processos de reprodução bacteriana. Identifique-os e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

1)Corresponde à transferência de genes de uma bactéria para outra por meio de bacteriófagos. 

2)Mecanismo de reprodução assexuada em que um indivíduo dá origem a dois outros, geneticamente idênticos entre si.

3)Processo através do qual alguns tipos de bactérias conseguem adquirir trechos de moléculas de DNA dispersos no meio e incorporá-los ao seu próprio DNA.

4)É a transferência direta de DNA de uma bactéria para outra, por meio de uma ponte citoplasmática que se estabelece temporariamente entre essas bactérias.


  1. A)  (1)Transdução, (2)Bipartição, (3)Conjugação bacteriana, (4)Fissão binária.

  2. B)  (1)Conjugação bacteriana, (2)Fissão binária, (3)Transformação, (4)Transdução.

  3. C)  (1)Transformação, (2)Bipartição, (3)Transdução, (4)Conjugação bacteriana.

  4. D)  (1)Transformação, (2)Transdução, (3)Conjugação bacteriana, (4)Fissão binária.

  5. E)  (1)Transdução, (2)Fissão binária, (3)Transformação, (4)Conjugação bacteriana.


16) Conforme a imagem abaixo, classifique em ordem crescente as fases da curva de crescimento das bactérias.

  1. A)  (A)Fase Log, (B)Fase Lag, (C)Fase Estacionária, (D)Fase de Morte.

  2. B)  (A)Fase Lag, (B)Fase Estacionária, (C)Fase de Morte, (D)Fase Log.

  3. C)  (A)Fase Lag, (B)Fase Log, (C)Fase de Morte, (D)Fase Estacionária.

  4. D)  (A)Fase Lag, (B)Fase Log, (C)Fase Estacionária, (D)Fase de Morte.

  5. E)  (A)Fase Estacionária (B)Fase Log, (C)Fase Lag, (D)Fase de Morte.






17) Quais são os principais componentes de um meio de cultura?

  1. A)  Energia, oxigênio, elastina e colágeno.

  2. B)  Fontes de carbono, açúcares, nitrogênio, fósforo e sais minerais.

  3. C)  Fósforo, queratina, glúten e carbono.

  4. D)  Fontes de carbono, energia, colágeno e elastina.

  5. E)  Sais minerais, oxigênio, elastina e carbono.

18) “Utilizam a luz como uma fonte de energia, mas não podem converter dióxido de carbono em açúcar; em vez disso, eles utilizam compostos orgânicos como alcoóis, ácidos graxos, outros ácidos orgânicos e carboidratos, como fontes de carbono.” (Tortora, Gerard J. 2017). Diante disso, existe uma diversidade metabólica entre os organismos, em consonante a sentença acima qual termo é mais adequado.

A) Fotoautotróficoso.
B) Foto-heterotróficos. 

C) Quimioautotróficos. 

D) Quimio-heterotróficos. 

E) Quimiotróficos.


19) “A Grã-Bretanha e a Ásia estão enfrentando um surto de escarlatina que intriga especialistas. De acordo com a Autoridade de Saúde Pública da Inglaterra (PHE, na sigla em inglês), em 2015, foram registrados 17.586casos da infecção no país – o número só não ultrapassa os registros de1967, com 19.305 notificações. A escarlatina é uma infecção bacteriana, causada por estreptococos do grupo A, que atinge principalmente crianças com idades entre 5 e 12 anos.” Fonte: Adaptado de VEJA.com/Divulgação(21/03/2016).

Referente às características das bactérias, é CORRETO afirmar que:

  1. A)  A diferenciação entre as bactérias é realizada exclusivamente pelas suas características morfológicas.

  2. B)  As bactérias Gram-negativas têm a camada de peptidoglicano espessa contendo ácido teicoico e ácidos lipoteicoicos.

  3. C)  Coloração de Gram é um teste rápido que permite aos clínicos a diferenciação entre as duas mais importantes classes de bactérias.

  4. D)  Os aspectos microscópicos, incluindo o tamanho, forma e os arranjos dos organismos (cocos, bastonetes, curvos ou espiralados), determinam a capacidade das bactérias de resistir a certos antibióticos.

  5. E)  As bactérias gram-negativas possuem espessa camada que é firmemente aderida à carioteca de sua própria célula.


20) A técnica de coloração diferencial mais importante em bacteriologia é o método de Gram. Este método explora o fato de células com propriedades diferentes apresentarem coloração diferente. Assim, as bactérias podem se comportar como Gram-positivas ou como Gram- negativas. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo.

1) A camada de peptideoglicano é muito mais espessa nas bactérias Gram-positivas, e essas bactérias podem possuir uma camada de ácido teicoico.
2) Os microrganismos Gram-negativos possuem uma camada externa composta de lipopolissacarídeos, lipoproteínas e fosfolipídios.

3) Apenas os microrganismos Gram-positivos têm uma membrana externa contendo endotoxina (lipopolissacarídeo).
4) Os microrganismos Gram-positivos e os Gram-negativos contêm peptideoglicano; contudo, nos primeiros, a parede é única e fina e nos segundos a parede é múltipla e espessa.

Estão corretas, apenas:

A) 1 e 2. B) 1 e 3. C) 2 e 4 D) 3 e 4 E) 2 e 3.





Comentários

Imagem esquemática do SARS-CoV-2 exibindo a espícula glicoproteica S

Imagem esquemática do SARS-CoV-2 exibindo a  espícula glicoproteica S
Ela é responsável pelo fenômeno de adsorção, a ligação do vírus à célula, e portanto, pelo início da infecção viral. O SARS-CoV-2 se liga às células através de um receptor, a enzima conversora de angiotensina 2 (ACE2), presente nas superfícies de células do pulmão, do intestino, do rim, e de vasos sanguíneos. Imagem: https://www.scientificanimations.com/C&EN/Shutterstock.

Imagem esquemática do SARS-CoV-2.

Imagem esquemática do SARS-CoV-2.
Observe receptor presente na célula [ACE2] que se liga à proteína S. Human cell = célula humana; Glycoprotein = glicoproteína. Imagem: https://www.scientificanimations.com/C&EN/Shutterstock.

SARS-CoV-2 iniciando o processo de infecção.

SARS-CoV-2 iniciando o processo de infecção.
Fenômeno de adsorção - quando o vírus "toca" a célula com "segundas intenções". A menor quantidade de receptores ACE-2 nas células das crianças explicaria o fato desta faixa etária ser menor atingida por este novo coronavírus.