III CURSO DE CAPACITAÇÃO EM MICROBIOLOGIA PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO - Covid-19

RASCUNHO AINDA!RASCUNHO AINDA!!RASCUNHO AINDA!!


Prof. Dr. Marcelo Moreno

ID Lattes: Clique aqui!


Pelo terceiro ano consecutivo o Prof. Marcelo Moreno e as professoras coordenadoras adjuntas, Profa. Tatyanne Martins e Profa. Kedma Mendonça, auxiliados pelos monitores discentes Eduardo, Ada, Augusto e os técnicos de microbiologia, Gilmar Lucena e João da Silva, aplicamos o curso de capacitação em práticas de Microbiologia para professores de Biologia do Ensino Médio.

Neste ano as práticas contarão com vídeos produzidos no Laboratório de Microbiologia da Universidade Federal da Paraíba, Campus João Pessoa.

Participaram dos vídeos os integrantes Gilmar Lucena, biólogo, [técnico de nível superior do laboratório] e João da Silva, técnicos do laboratório.

O curso abordará conteúdo sobre a partícula viral do SARS-CoV-2 e a epidemiologia da COVID-19. Suas diferenças com a pandemia causadas pelo influenzavírus de 1918.

As bases da virologia serão fundamentadas com a Escola Australiana, tendo como literatura as obras do Professor Frank Fenner, 4a e 5a Edições do Medical Virology, veja abaixo a capa da 5th Edition.


Imagem da entrevista concedida à TV Record sobre trabalho publicado no Brazilian Journal of Development intitulado:

< https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/27835

 

Clique aqui! Para artigo em pdf.


Clique aqui p/ entrevista! Entrevista na íntegra.



Abaixo, monitores e cursistas-professores, trabalhando remotamente em atividades propostas durante o curso.



Monitores


Ada Mirtes (a mais nova Mãe Nordestina), Monitora, discente da Universidade Federal da Paraíba - Graduanda da Farmácia.



Eduardo Amorim, Monitor, discente da Universidade Federal da Paraíba - Graduando da Farmácia.



Augusto Cordeiro, Monitor, discente da Universidade Federal da Paraíba - Graduando da Odontologia.




Professores-cursitas



Prof. Brunno Côrtes da Silva em atividade remota sobre o caso da cozinheira Mary Mallon portadora da S. typhi.


Profa. Fabíolla de Alencar Rodrigues  em atividade remota sobre o caso da cozinheira Mary Mallon portadora da S. typhi.


Prof. Cláudio Paz realizando atividade remota sobre o caso da "Mulher Mais Perigosa do Mundo".



Prof. Nicanor, do Estado de Pernambuco, da Escola.. realizando atividade remota sobre o caso da "Mulher Mais Perigosa do Mundo". O caso Marco da Nova Ciência, a Bacteriologia (início do século XX).




Profa. Géssica, da Escola Cidadã Integral Técnica Presidente João Goulart (João Pessoa -PB),  em atividade remota sobre o caso documentado da  portadora da S. typhi do inicio do século passado.






Atividade Remota 
24/06/2021
1a Prática Virtual com utilização de vídeo produzido no Laboratório de Microbiologia do Departamento de Fisiologia e Patologia da Universidade Federal da Paraíba – 
Campus João Pessoa.






Imagens do vídeo


Clique aqui! Para Vídeo completo.



Professores em ação na primeira prática virtual do curso de capacitação de professores do ensino médio com material produzido na própria Universidade Federal da Paraíba.



Atividade Remota 
08/07/2021

2a Prática Virtual com utilização de vídeo produzido no Laboratório de Microbiologia do Departamento de Fisiologia e Patologia da Universidade Federal da Paraíba – 
Campus João Pessoa.


Professores em atividade. Os demais professores não foram exibidos na tela.


Como professores nossa missão, se podemos assim falar, é influenciar nossos jovens a trilharem uma caminhada para o bem próprio e coletivo. A reportagem de ontem, 08/07/21, Dia do Pesquisador, exibida no Jornal da Record em rede nacional, exibiu:

"Muitos alunos que não pensam em fazer uma gradução, através dessas iniciativas resolvem ingressar numa universidade. Muitos até dizem:"

- Quando entrei naquele ambiente de pesquisa, pensei que estivesse fazendo parte de um filme de ficção científica.


Todavia, esperamos que as autoridades de nosso país não deixem nossos futuros cientistas se sentirem sozinhos ou mesmo perdidos. Mas, não duvidem de nossos jovens brasileiros, eles "tiram leite de pedra", feito Matt Damon, em "Perdido em Marte", direção Ridley Scott, baseado na obra de Andy Weir. 


A cabeça pode até abaixar, mas não desistimos!
Levantamos e prosseguimos. 

PERDIDO EM MARTE
20th Century Studios®



Atividade Prática 
18/08/2021


Professores Marcelo Moreno(esquerda) e Professor Evandro



Professor Evandro Brandão em atividade. Transportando bactérias do meio sólido para o meio líquido de acordo com a Escola de Koch e Pasteur*. 

Pasteur e Koch, os fundadores da Nova Ciência, a Bacteriologia, nos ensinaram a trabalhar da seguinte forma: a) as mãos devem ficar na frente do Bico de Bunsen (utilizando essa área de segurança), e não atrás; b) durante as manobras assépticas o operador deve ser responsável pelo seu trabalho, não cabendo a presença de nenhum auxiliar para abrir a placa, ou qualquer outra operação na zona de segurança. 





Encontros de algumas das atividades remotas




09/11/2021




 
05/10/2021



26/10/2021




23/11/2021



24/02/2022




03/03/2022

Monitora ADA MIRTES


03/03/2022


Atividade sobre a OMICRON e sua previsão genética. Conteúdo abordado em:


    FIM DA PANDEMIA OU UM "MATO SEM CACHORRO" ?




31/03/2022


Presença do professor coordenador, cursistas e monitores















A partir de agora encerramos os encontros remotos e finalizaremos o curso com a produção de um artigo. Assunto: negacionismo da covid-19, a SARS-2. O contato será somente via WhatsApp. Obrigado.




Continua...




Comentários

Imagem esquemática do SARS-CoV-2 exibindo a espícula glicoproteica S

Imagem esquemática do SARS-CoV-2 exibindo a  espícula glicoproteica S
Ela é responsável pelo fenômeno de adsorção, a ligação do vírus à célula, e portanto, pelo início da infecção viral. O SARS-CoV-2 se liga às células através de um receptor, a enzima conversora de angiotensina 2 (ACE2), presente nas superfícies de células do pulmão, do intestino, do rim, e de vasos sanguíneos. Imagem: https://www.scientificanimations.com/C&EN/Shutterstock.

Imagem esquemática do SARS-CoV-2.

Imagem esquemática do SARS-CoV-2.
Observe receptor presente na célula [ACE2] que se liga à proteína S. Human cell = célula humana; Glycoprotein = glicoproteína. Imagem: https://www.scientificanimations.com/C&EN/Shutterstock.

SARS-CoV-2 iniciando o processo de infecção.

SARS-CoV-2 iniciando o processo de infecção.
Fenômeno de adsorção - quando o vírus "toca" a célula com "segundas intenções". A menor quantidade de receptores ACE-2 nas células das crianças explicaria o fato desta faixa etária ser menor atingida por este novo coronavírus.