A Equação de Arrhenius e a Estabilidade Termodinâmica da partícula do SARS-CoV-2
Inciando
Determinação dos parâmetros termodinâmicos
As reações de 1a ordem, ou seja, aquelas que só dependem da concentração ou massa de um componente, são as mais comuns nos processos biológicos. A análise energética de tais reações pode dar importantes informações sobre o mecanismo e sobre a estrutura daquilo que está sendo estudado.
Considerando que todas as teorias da taxa de uma reação química predizem em consonância com dados experimentais que a taxa constante para uma reação deve variar com temperatura de acordo com a equação de Arrhenius k = e(-E/RT).
Onde K corresponde a uma constante de velocidade por um tempo; e = 2,718281828459045...; R = constante dos gases; T= temperatura absoluta em Kelvin ; e E = constante de Arrhenius, a qual pode ser relacionada com a energia livre (ΔG) de um sistema e conseqüentemente estender esta equação para os fenômenos biológicos de inativação, reescrevendo-a como k = e(-ΔG/RT) e, portanto, associando-a com a seguinte equação clássica da termodinâmica :
Sendo k = e(-ΔG/RT) , onde K = constante de inativação e R= constante dos gases = 1,98 cal, e aplicando o logaritmo natural : -lnK = ΔG/ RT
Substituindo ΔG pelo seu equivalente ΔH - T . ΔS , fica:
-lnK= ΔH/RT- T.ΔS/RT -lnK=ΔH.1/RT- ΔS/R
Derivando com relação a 1/T, e substituindo R, temos:
- d lnK/ d 1/T = ΔH/1,98
Sendo lnK= 2,3logK , resulta em:
4,58 dlogK/ d(1/T) = -ΔH
Esta equação estabelece o seguinte:
-
1o. Se plotarmos o logK x 1/T o coeficiente angular tangente à curva multiplicado por 4,58 dá o valor de ΔH.
-
2o. Os valores de ΔG para várias temperaturas serão calculados pelas equações k = e(-ΔG/RT) ou [ΔG * = 4.58T ( 10,318 + logT – log k] , fórmula deduzida e demonstrada a seguir.
3o. ΔS é obtido pela expressão ΔS = (ΔH - ΔG) / T. Energia Livre de Ativação.
As equações utilizadas para avaliar as energias de ativação são similarres àquelas da termodinâmica clássica: ΔG* = ΔH* - T. ΔS*.
Derivando com relação a T, temos: dΔG* = - ΔS*
dT
k = k’ .T. e - ΔG*/RT
h
onde ΔG*, ΔH* e ΔS* são, respectivamente, energia livre, calor e entropia de ativações; k = constante de velocidade por segundo, k’ constante de Boltzmann (1,38 x 10-16 lig/o); h = constante de Planck (6,62 x 10-27 erg.seg.) ; k’/h = 2,08 x 1010/o .seg) ; log k’/h = 10,318.
Simplificando para a expressão logarítmica da equação anterior, temos:
ΔG*= 4.58T(10,318 + logT–logk)

Comentários