II MOSTRA DE MODELOS DIDÁTICOS NA UFPB

Pelo segundo período consecutivo realizamos hoje , 30/04/2019,  a amostra de modelos didáticos com a turma do curso de Biologia Bacharelado. Foi em frente ao restaurante do Gigas' Bar, no Centro de Ciências da Saúde, CCS/UFPB.

Vários discentes dos cursos da Área de Saúde passaram pelo local, e nos concederam  alguns minutos de sua atenção; sendo orientados pelos alunos do Curso de Biologia, que exibiam  os modelos e explicavam  o conteúdo biológico associado.

Os alunos declararam que ficaram impressionados, não somente pelo conteúdo que os colegas demonstravam, à medida que apresentavam os modelos tridimensionais, mas pela humanização do conhecimento que eles aplicavam aos seus modelos didáticos de virologia e bacteriologia.

Na ocasião também foi realizado um manifesto com um esqueleto vestido de jaleco, salientado a gravidade de usar  jaleco na praça  de alimentação. Os alunos relacionavam a infecção por vírus que carreiam informações genéticas (bacteriófagos), como resistência aos antimicrobianos, por exemplo; e sua disseminação através do jaleco - impregnados por estes fagos, e assim, contaminando os alimentos.







Modelo do fago T4 infectando a parede de uma  bactéria Gram-negativa.






Jaleco aqui?  Não Pode!






Bar do Giga, CCS - alunos de Biologia. Observe o esqueleto vestido com jaleco. E ao fundo, os funcionários Lucas e Júlio César que muito nos apoiaram. 




Imagens do Evento




Alunos de outros cursos prestigiando nosso evento.




Modelo do fago T4 infectando a parede de uma  bactéria Gram-negativa.



Mais...


Ruan Batista exibindo e explicando o modelo do Tupanvírus.



Rubens apresentando os modelos que representam o Baculovirus.




Lia, da Biologia , com blusa estampada, explicando a uma ouvinte como as bactérias são capazes de aderir no tecido do jaleco. 




Alunas da área de saúde observando os modelos.



Alunos do curso de Medicina observando os modelos.



Aluno Navarro explicando o modelo e as relações dos microrganismos com o meio ambiente.




Prof. Marcelo e Érica Falcão (do curso de Biologia).



A ouvinte ficou muito entusiasmada com o modelo do fago T4. No fundo  Navarro, Júlio César  e Thainá (da direita para a esquerda).



Maria Rosália, Gabriel, Thalita e Rubens (da esquerda para a direita) explicando os seus modelos e suas relações com o nosso cotidiano.











Da esquerda para à direita - Ruan, Érica, Diego, Amanda, Rubens (agachado), Lia, Thainá, Navarro (agachado), Hugo, Caveira, Maria (agachada), Júlio, Antônio, Davi, Danilo, Thalita e Gabriel.








Comentários

Imagem esquemática do SARS-CoV-2 exibindo a espícula glicoproteica S

Imagem esquemática do SARS-CoV-2 exibindo a  espícula glicoproteica S
Ela é responsável pelo fenômeno de adsorção, a ligação do vírus à célula, e portanto, pelo início da infecção viral. O SARS-CoV-2 se liga às células através de um receptor, a enzima conversora de angiotensina 2 (ACE2), presente nas superfícies de células do pulmão, do intestino, do rim, e de vasos sanguíneos. Imagem: https://www.scientificanimations.com/C&EN/Shutterstock.

Imagem esquemática do SARS-CoV-2.

Imagem esquemática do SARS-CoV-2.
Observe receptor presente na célula [ACE2] que se liga à proteína S. Human cell = célula humana; Glycoprotein = glicoproteína. Imagem: https://www.scientificanimations.com/C&EN/Shutterstock.

SARS-CoV-2 iniciando o processo de infecção.

SARS-CoV-2 iniciando o processo de infecção.
Fenômeno de adsorção - quando o vírus "toca" a célula com "segundas intenções". A menor quantidade de receptores ACE-2 nas células das crianças explicaria o fato desta faixa etária ser menor atingida por este novo coronavírus.