Primeira Mulher eleita Reitora da UFRJ.

Em entrevista hoje, 27/04/2019, no Programa Roberto D'Ávila, a primeira mulher eleita Reitora da UFRJ (a primeira universidade  do país, fundada em 1920 com o nome de Universidade do Brasil), a Profa. Denise Pires de Carvalho, ex-Diretora do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, muito nos impressionou quando disse:

- A universidade é um lugar de formar cidadãos críticos, onde deve prevalecer a pluralidade de ideias.

E finaliza dizendo:

- Trabalhar pelo Brasil.

Muito simpática, e pelo pouco que vi na entrevista trata-se de uma pessoa preocupada não somente com a excelência acadêmica, mas também com o direito de cada pessoa expressar sua opinião.

Precisamos de pessoas como a Profa. Denise Pires de Carvalho, capacitadas e solidárias com os anseios do povo brasileiro e com a nossa juventude universitária.


Torço para que Exmo Sr. Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro escolha a Profa. Denise, entre os 3 mais votados [ela ficou em primeiro lugar]. 
Ela venceu no 1º turno, o que é muito difícil nesse tipo de eleição!

Paz.
Shalom.

Boas notícias.

Hoje, 21/05/2019, o Presidente da República, Sr. Jair Messias Bolsonaro escolheu a Profa. Denise Pires de Carvalho como a primeira reitora da UFRJ.

Glória a Deus!

Comentários

Imagem esquemática do SARS-CoV-2 exibindo a espícula glicoproteica S

Imagem esquemática do SARS-CoV-2 exibindo a  espícula glicoproteica S
Ela é responsável pelo fenômeno de adsorção, a ligação do vírus à célula, e portanto, pelo início da infecção viral. O SARS-CoV-2 se liga às células através de um receptor, a enzima conversora de angiotensina 2 (ACE2), presente nas superfícies de células do pulmão, do intestino, do rim, e de vasos sanguíneos. Imagem: https://www.scientificanimations.com/C&EN/Shutterstock.

Imagem esquemática do SARS-CoV-2.

Imagem esquemática do SARS-CoV-2.
Observe receptor presente na célula [ACE2] que se liga à proteína S. Human cell = célula humana; Glycoprotein = glicoproteína. Imagem: https://www.scientificanimations.com/C&EN/Shutterstock.

SARS-CoV-2 iniciando o processo de infecção.

SARS-CoV-2 iniciando o processo de infecção.
Fenômeno de adsorção - quando o vírus "toca" a célula com "segundas intenções". A menor quantidade de receptores ACE-2 nas células das crianças explicaria o fato desta faixa etária ser menor atingida por este novo coronavírus.