100.000 MORTES NO MUNDO!




Ultrapassamos a marca assustadora de 4 dígitos por mortes pelo novo coronavírus, o  SARS-CoV-2.



Total de mortes no mundo, em 10/04/2020 02:52PM,
100.376.
Fonte: JOHNS HOPKINS University Medicine 
Coronavirus Resource Center
10 abr 2020





Fonte: euronews.coronavirus.  Acesso 10/04/2020. 06:02PM



Alguém poderia perguntar:  - Por que? Como?

Talvez as respostas estejam em depoimentos de vários profissionais da área de saúde, famosos ou desconhecidos , tais como:





Por ser um médico, com um discurso aparentemente correto, como se fosse uma pessoa "iluminada" no meio de tantos incautos e ignorantes, acaba influenciando erroneamente toda a sociedade.

Provavelmente sua formação básica esteve nas mãos ou de um professor que não era da área de saúde, ou de um professor, mesmo sendo da aérea de saúde, que também, apresenta deformação na base, nas primeiras disciplinas do curso de medicina, como a microbiologia geral, a microbiologia médica, ou a virologia básica.


Pessoas que não são da área fazem esse tipo de comentário, de que outras doenças matam muito mais. Isso é senso comum. Elas confundem conceitos como mortalidade, transmissibilidade e efeitos globais. Os óbitos acima descritos não causam "pane" nos sistemas de saúde dos países. Não congestionam os hospitais. Não fazem com que os médicos tenham que decidir quem morre e quem poderá continuar existindo, como  observado na Itália.

Escutar isso de um homem comum, é até compreensível, mas ouvir de um médico, chega ser alarmante! E profundamente assustador!

Observe que ele influenciou 346 pessoas naquele momento. Imagine se cada pessoa agora influencia 10 pessoas/hora. Pense daqui há 7 dias sobre o efeito dessa informação no país, iniciada por uma autoridade da área de saúde.

É preciso discutir sobre o que as universidades do país e do mundo estão fazendo. Não é possível que estas instituições continuem entregando este tipo de profissional à sociedade, e o mais injusto, custeados com os impostos.

- Trata-se de uma relativização tosca o pensamento deste profissional. 

Me confidenciou um amigo e profissional da saúde do Rio Grande do Norte.




Comentários

Oliveira, GB disse…
Ótima percepção e postura . Tomara que na sua instituição os docentes atentem para isso na formação dos seus alunos

Imagem esquemática do SARS-CoV-2 exibindo a espícula glicoproteica S

Imagem esquemática do SARS-CoV-2 exibindo a  espícula glicoproteica S
Ela é responsável pelo fenômeno de adsorção, a ligação do vírus à célula, e portanto, pelo início da infecção viral. O SARS-CoV-2 se liga às células através de um receptor, a enzima conversora de angiotensina 2 (ACE2), presente nas superfícies de células do pulmão, do intestino, do rim, e de vasos sanguíneos. Imagem: https://www.scientificanimations.com/C&EN/Shutterstock.

Imagem esquemática do SARS-CoV-2.

Imagem esquemática do SARS-CoV-2.
Observe receptor presente na célula [ACE2] que se liga à proteína S. Human cell = célula humana; Glycoprotein = glicoproteína. Imagem: https://www.scientificanimations.com/C&EN/Shutterstock.

SARS-CoV-2 iniciando o processo de infecção.

SARS-CoV-2 iniciando o processo de infecção.
Fenômeno de adsorção - quando o vírus "toca" a célula com "segundas intenções". A menor quantidade de receptores ACE-2 nas células das crianças explicaria o fato desta faixa etária ser menor atingida por este novo coronavírus.