14:51h Horário de Brasília - 200.000 mortes pela COVID-19 E LIMA BARRETO

O Mundo é impactado em 25/04/2020:



200.000 mortes




48 horas depois, EM 27/04/2020:


3.000.000 de casos confirmados


O que há por vir?

SARS-CoV-3 ?


O mundo não será mais o mesmo depois da COVID-19. As máscaras, antes, alvo de deboche ou constrangimento pela civilização ocidental, devem se tornar parte do vestuário do ocidente.
Sapatos largados nas portas de entrada das casas não serão considerados exigências paranóicas de desparafusados.
Os saborosos e excitantes beijos não serão mais gratuitos.
As mãos serão recolhidas e os olhares não serão mais de hostilidades.
O distanciamento social será o paradoxo diário em igrejas, escolas e estádios.
Os tolos e os incautos terão que se adaptar.

Os novos médicos(as), farmacêuticos(as), enfermeiros(as) aprenderão muito nessa viagem ao "Mundo Maravilhoso da Virologia".
Cursos e suas ementas serão drasticamente alterados.
Surgirão virologistas numa taxa exponencial para atender as verbas destinadas à disciplina outrora apagada. "Assim caminha a humanidade" , direção George Stevens, 1956.

Épico drama de 1956. Criação: Edna Ferber.




Fora o filme citado acima, uma sugestão de leitura em tempo de isolamento. Leia o conto de Lima Barreto, "O Homem que Sabia Javanês", de 1911, onde ele descreve a história do Castelo, e assim entenderá, como sem Wi Fi e Google, Castelo se tornou um "bacteriologista eminente", EM 28/04/2011.


CLIQUE ABAIXO PARA LER A OBRA DE LIMA BARRETO:


AMANHÃ  A  OBRA  FAZ ANIVERSÁRIO 



- Mas, isso é bom? 

- Claro! Estamos no mesmo "barco". O mundo  precisa saber que 2/3 das doenças infecciosas são causadas por vírus. E vírus é vírus!



Não esqueça do vírus da Dengue tipo1, Dengue tipo2, Dengue tipo3, Dengue tipo4, do Zikavírus, do vírus da Chikungunya e do vírus da febre amarela. Todos os 7 são transmitidos pelo mesmo mosquito.



Um forte abraço...

João Pessoa, Março/2020.












Comentários

Imagem esquemática do SARS-CoV-2 exibindo a espícula glicoproteica S

Imagem esquemática do SARS-CoV-2 exibindo a  espícula glicoproteica S
Ela é responsável pelo fenômeno de adsorção, a ligação do vírus à célula, e portanto, pelo início da infecção viral. O SARS-CoV-2 se liga às células através de um receptor, a enzima conversora de angiotensina 2 (ACE2), presente nas superfícies de células do pulmão, do intestino, do rim, e de vasos sanguíneos. Imagem: https://www.scientificanimations.com/C&EN/Shutterstock.

Imagem esquemática do SARS-CoV-2.

Imagem esquemática do SARS-CoV-2.
Observe receptor presente na célula [ACE2] que se liga à proteína S. Human cell = célula humana; Glycoprotein = glicoproteína. Imagem: https://www.scientificanimations.com/C&EN/Shutterstock.

SARS-CoV-2 iniciando o processo de infecção.

SARS-CoV-2 iniciando o processo de infecção.
Fenômeno de adsorção - quando o vírus "toca" a célula com "segundas intenções". A menor quantidade de receptores ACE-2 nas células das crianças explicaria o fato desta faixa etária ser menor atingida por este novo coronavírus.