A chinesa CoronaVac® é segura? Is Coronavac safe?
EM CONSTRUCÃO
RASCUNHO
RASCUNHO POR ENQUANTO
Em quem confiar? Imprensa? OMS? Ciência? Políticos?Nos números da pandemia?
SOMOS COBAIAS?
A VACINA É SEGURA?
Segundo uma emissora de televisão brasileira, a chinesa CoronaVac®* é segura. Durante dias usava uma frase, uma espécie de mantra, dizendo em tempos regulares nos seus tele-jornais:
- A vacina é segura.
* Vacina Adsorvida COVID-19 (Inativada) produzida pela Sinovac chinesa no Brasil.
Sem dar qualquer explicação sobre essa informação.
Seguramente, ninguém dessa emissora permitirá que esta "vacina segura" chinesa seja aplicada em seu corpo, até que tudo seja esclarecido.
O mais preocupante é o nível de desinformação que a emissora, repetidamente, insiste em propagar na longa atual crise sanitária. Em março, logo após a OMS ter declarado como pandemia a infecção pelo novo coronavírus, o SARS-CoV-2, a mesma reuniu um time "seleto" de profissionais da área de saúde para a todo instante em sua programação anunciar que o uso de máscara pela população era desnecessário. Nesse caso, perguntamos sobre a real credibilidade deste e de outros veículos propagadores de informação e conhecimento.
Vale ressaltar, que devido a todos os eventos serem inéditos, como biológicos, epidemiológicos, sociais, psíquicos, políticos, e até policiais (lembrem do COVIDÃO brasileiro, onde autoridades públicas do Brasil estão sendo investigadas pela Polícia Federal que supostamente se valeram do momento e pegaram para si dinheiro público destinado à saúde da população brasileira), deve-se ter cautela, por conta de que as informações que rodeiam este novo coronavírus são dinâmicas e o que se sabe ou prevê deve ser confirmado. Somente poderemos fazer uma análise correta de muitos fatos, sejam clínicos, epidemiológicos ou mesmo biológicos após o final da pandemia. No momento, cabe as autoridades sanitárias seguirem os protocolos e não se deixarem influenciar por questões outras que não sejam aquelas de poupar vidas. Ao mesmo tempo, a credibilidade não deve ser perdida entre a população, por conta de "apostar" em medidas sem qualquer fundamento ou comprovação científica, especialmente no que concerne à liberação de uma vacina segura no país.
Até que hoje, 9:25PM, a Anvisa divulga:
https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/anvisa-interrompe-os-estudos-clinicos-da-vacina-coronavac Acesso 09/11/2020.
"Após a ocorrência de um evento adverso grave*, a Anvisa determinou a interrupção do estudo clínico da vacina CoronaVac. O evento ocorrido no dia 29/10 foi comunicado à Agência, que decidiu interromper o estudo para avaliar os dados observados até o momento e julgar o risco/benefício da continuidade do estudo.
Esse tipo de interrupção é previsto pelas normas da Anvisa e faz parte dos procedimentos de Boas Práticas Clínicas esperadas para estudos clínicos conduzidos no Brasil.
Com a interrupção do estudo, nenhum novo voluntário poderá ser vacinado."
https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/anvisa-interrompe-os-estudos-clinicos-da-vacina-coronavac Acesso 09/11/2020.
Cabe a nota abaixo divulgada pela imprensa. Lembra os grandes clássicos de suspense de Hollywood. Por essa, nem Hitchcock esperava. Com certeza ainda veremos filmes de roer as unhas sobre o assunto.
A morte de um voluntário de 32 anos que causou a suspensão das pesquisas da vacina CoronaVac não foi relacionada com os testes ou com a covid-19 por autoridades ligadas à pesquisa. Segundo o UOL apurou, o caso é tratado como suicídio por pessoas envolvidas com o estudo e foi registrado dessa forma no boletim de ocorrência da Polícia Civil. O laudo do IML (Instituto Médico Legal) ainda não foi concluído.
Abaixo, esquema da Coronavac® do Laboratório Chinês SINOVAC, divulgado pelo Intituto Butantan, São Paulo, Brazil.
POR DENTRO DA VACINA
FONTE: https://vacinacovid.butantan.gov.br/assets/arquivos/banner_index/Book%20Vacinacao_leitura.pdf Acesso 12/11/2020.
Atualizado em 25/11/2020
O Ex-Vice da PFIZER faz duras críticas não somente às vacinas, mas também a equipe montada em seu país para gerenciar tal evento, e expõe para a população a verdade sobre os testes de PCRs que estão sendo usados para "aprisionar" milhões de pessoas no mundo.
Diz ele:
“Não há absolutamente nenhuma necessidade de vacinas para extinguir a pandemia. Você não vacina pessoas que não correm o risco de contrair doenças. Você também não planeja vacinar milhões de pessoas saudáveis e em forma com uma vacina que não foi amplamente testada em seres humanos. Isso eu sei depois de 30 anos na indústria farmacêutica”
“não tinha experiência essencial no campo que está abordando, com “nenhum imunologista clínico” como membros”
“o teste de PCR comum que é usado para detectar “casos” de COVID-19 pode resultar positivo quando alguém é infectado com um desses coronavírus do resfriado comum, tornando este teste muito menos confiável. É claro que, com base nos resultados finais desses testes, muitos milhares de indivíduos foram obrigados a perturbar suas vidas e a “autocuidar-se” por até 14 dias.”
Fonte: https://anonymousincision.wordpress.com/2020/11/25/ex-vice-presidente-da-pfizer-nao-ha-necessidade-de-vacinas-a-pandemia-efetivamente-acabou/ Acesso 25/11/2020.
xxx
Em relação a uma vacina segura, parece que a postura do Japão é a melhor até agora. No caso, somente o grupo de risco será vacinado. O que acontece aqui no Brasil com a da gripe, anualmente. Notícia veiculada na imprensa hoje.
Comentários