2020: AS ÚLTIMAS HORAS


Quase lá!

Arquivo pessoal, João Pessoa, 31 de dezembro, Brazil/2020.


RESTANDO ALGUMAS HORAS PRA TERMINAR O PANDÊMICO ANO DE 2020, ficam grandes lições pessoais e coletivas.


O mundo chega hoje, 31/12/2020, às 19:28h com os números:




Mas, nossa espécie é resiliente. Vamos continuar. Que as vacinas emergenciais possam cumprir seus objetivos: proteger-nos e estancar a pandemia.

Fechamos o ano com 83.207.199 DE CASOS CONFIRMADOS, e 1.813.229 óbitos pela Covid. Em tempo,  devemos agradecer, visto que são mais de 46 milhões de pessoas recuperadas em todo o planeta, exatamente 46.957.892 .



UM BEM AVENTURADO 2021, 

MEU AMIGO, MINHA AMIGA!








Comentários

Imagem esquemática do SARS-CoV-2 exibindo a espícula glicoproteica S

Imagem esquemática do SARS-CoV-2 exibindo a  espícula glicoproteica S
Ela é responsável pelo fenômeno de adsorção, a ligação do vírus à célula, e portanto, pelo início da infecção viral. O SARS-CoV-2 se liga às células através de um receptor, a enzima conversora de angiotensina 2 (ACE2), presente nas superfícies de células do pulmão, do intestino, do rim, e de vasos sanguíneos. Imagem: https://www.scientificanimations.com/C&EN/Shutterstock.

Imagem esquemática do SARS-CoV-2.

Imagem esquemática do SARS-CoV-2.
Observe receptor presente na célula [ACE2] que se liga à proteína S. Human cell = célula humana; Glycoprotein = glicoproteína. Imagem: https://www.scientificanimations.com/C&EN/Shutterstock.

SARS-CoV-2 iniciando o processo de infecção.

SARS-CoV-2 iniciando o processo de infecção.
Fenômeno de adsorção - quando o vírus "toca" a célula com "segundas intenções". A menor quantidade de receptores ACE-2 nas células das crianças explicaria o fato desta faixa etária ser menor atingida por este novo coronavírus.