COTAS REGIONAIS NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: Qual o futuro da nação? Brasil dividido?

REGIONAL QUOTES IN BRAZILIAN UNIVERSITIES: What is the future of the nation? Brazil divided?


2022 d.C.


Fonte das imagens: Google


Estamos no Brasil, é 2022, onde nesse momento algumas de nossas universidades públicas estabelecem cotas para estudantes da região, ou seja, bônus regional no exame nacional para ingresso no nível superior. Sendo acrescido uma pontuação adicional àqueles candidatos que moram no Estado onde se encontra a instituição de ensino.

Chama a atenção sobre esse bônus (pontos adicionais adicionados para a população local) é o fato de que estas universidades são mantidas com recursos provenientes de todo os locais da nação, ou seja, de todas as regiões do país. 

Tal prática poderia ser considerada uma violação ao princípio da igualdade entre os brasileiros? Por exemplo, no que diz respeito ao acesso a uma instituição pública no país.


Apesar de leigo no assunto, sem conhecimento profundo, mas creio que como cidadão brasileiro posso expressar minha opinião de forma respeitosa. Nesse caso,  quando falamos sobre o direito à educação, contemplado na Constituição Brasileira de 1988, que diz:


"A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. 



Compreendo, através do que está escrito em  nossa constituição de que a educação engloba princípios de unidade nacional e ideais de solidariedade entre os homens. Mas, quando são criados mecanismos para que o direito a ela não seja de todos, tais atitudes não atendem os anseios de uma sociedade livre e democrática; e por sua vez, o Estado não cumpre o seu dever constitucional. 


É uma divisão. Um racha na nação. Estados da federação, além de se isolarem academicamente em seus cursos de graduação, de outras regiões do país, quando, por exemplo, candidatos do sudeste, sem bônus para ingressarem nas universidades da região nordeste, onde jamais alcançarão pontuação para entrarem nessas universidades do Brasil, de tal forma que estes mesmos estados da federação proporcionam, também, uma divisão entre estados de uma mesma mesma região. Por exemplo, um candidato do Estado da Paraíba participando de um certame acadêmico no estado vizinho, Pernambuco ou Rio Grande do Norte, terá suas chances praticamente reduzidas a zero, por conta de entrar nessa disputa já em desvantagem, sem números de pontos adicionais. 


O Livro Sagrado diz:

casa dividida, não subsiste


1. Qual ou as quais as conseqüências dessas atitudes para a nação num prazo de 10 a 20 anos? 


2. Como será a pós-graduação no Brasil? Será que uma determinada região criará entraves para a admissão de brasileiros de outras regiões? 



3. Quais os efeitos para a unidade nacional? 


4. Como será nas próximas décadas o desenvolvimento intelectual do Brasil e dos brasileiros?


5. As universidades que adotam o bônus regional estão agora de fato promovendo a divisão acadêmica no país? 


6. E, finalmente, que outras divisões ocorrerão? 


As nossas universidades, penso eu,  deveriam ser locais em que se cultuassem a liberdade e a democracia, e não o sectarismo – tão pernicioso a qualquer sociedade que entre por este sombrio caminho. 


A divisão traz o bônus adicional da desconfiança, da desesperança, e da exclusão, o que acarreta  prejuízo e sofrimento para todos os lados. 


Brasil! Acorde!

Não se divida.





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Imagem esquemática do SARS-CoV-2 exibindo a espícula glicoproteica S

Imagem esquemática do SARS-CoV-2 exibindo a  espícula glicoproteica S
Ela é responsável pelo fenômeno de adsorção, a ligação do vírus à célula, e portanto, pelo início da infecção viral. O SARS-CoV-2 se liga às células através de um receptor, a enzima conversora de angiotensina 2 (ACE2), presente nas superfícies de células do pulmão, do intestino, do rim, e de vasos sanguíneos. Imagem: https://www.scientificanimations.com/C&EN/Shutterstock.

Imagem esquemática do SARS-CoV-2.

Imagem esquemática do SARS-CoV-2.
Observe receptor presente na célula [ACE2] que se liga à proteína S. Human cell = célula humana; Glycoprotein = glicoproteína. Imagem: https://www.scientificanimations.com/C&EN/Shutterstock.

SARS-CoV-2 iniciando o processo de infecção.

SARS-CoV-2 iniciando o processo de infecção.
Fenômeno de adsorção - quando o vírus "toca" a célula com "segundas intenções". A menor quantidade de receptores ACE-2 nas células das crianças explicaria o fato desta faixa etária ser menor atingida por este novo coronavírus.