Professor LUC MONTAGNIER e o vídeo proibido!


Professor Luc Montagnier

Nos deixou hoje, o professor Montagnier,  Luc Montagnier, virologista do Instituto Pasteur que isolou o vírus da aids. Envolvido em uma trama nada ética. Episódios esses descritos no filme da HBO, E A VIDA CONTINUA..., de 1993, sobre a controversa e polêmica história sobre o isolamento do HIV.


Foi nos corredores do Departamento de Virologia do Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes que o assunto foi alvo de comentários por praticamente toda a década de 1980.


Tal episódio revela uma Academia constituída por pessoas não muito recomendáveis.


O professor Luc teve que participar de várias audiências para provar que foi o seu grupo que verdadeiramente isolou pela primeira vez o vírus da aids. 


Ainda hoje, pessoas da Academia dizem que trazer à tona tal ocorrido não é salutar para os atuais estudantes. Ninguém me disse. Eu mesmo fui desaconselhado a divulgar tal vídeo para os meus discentes. Incrível, né! Mas é verdade. Infelizmente. 



Cartaz do filme, com diversos artista de primeira linha. Muitos liberaram seus cachês para pesquisa sobre o vírus.


Por favor, não assista. Não querem que vc saiba a verdade.

O que está nesse filme-documentário é exatamente o que participei como ouvinte, ainda aluno de graduação, durante a década de 1980 nos corredores e seminários da Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Assista com legendas:

https://www.youtube.com/watch?v=jHCJCGcQRZY&t=29s 

















 

Comentários

Imagem esquemática do SARS-CoV-2 exibindo a espícula glicoproteica S

Imagem esquemática do SARS-CoV-2 exibindo a  espícula glicoproteica S
Ela é responsável pelo fenômeno de adsorção, a ligação do vírus à célula, e portanto, pelo início da infecção viral. O SARS-CoV-2 se liga às células através de um receptor, a enzima conversora de angiotensina 2 (ACE2), presente nas superfícies de células do pulmão, do intestino, do rim, e de vasos sanguíneos. Imagem: https://www.scientificanimations.com/C&EN/Shutterstock.

Imagem esquemática do SARS-CoV-2.

Imagem esquemática do SARS-CoV-2.
Observe receptor presente na célula [ACE2] que se liga à proteína S. Human cell = célula humana; Glycoprotein = glicoproteína. Imagem: https://www.scientificanimations.com/C&EN/Shutterstock.

SARS-CoV-2 iniciando o processo de infecção.

SARS-CoV-2 iniciando o processo de infecção.
Fenômeno de adsorção - quando o vírus "toca" a célula com "segundas intenções". A menor quantidade de receptores ACE-2 nas células das crianças explicaria o fato desta faixa etária ser menor atingida por este novo coronavírus.