O LEGADO DE UM MESTRE no Trabalho de seus Dias

Conheci o Mestre quando tinha 19 anos, em 1984. Ele me iniciou na Arte do Magistério. Em 2004 nos separamos e continuei minha caminhada. Agora,  como Mestre, já alguns anos, preparava meus próprios Aprendizes.

Hoje ainda me recordo de um dos mais importantes ensinamentos –  atualmente se encontra aposentado, mas ativo na produção científica.

Nos dias finais de minha preparação, ele me disse: - Marcelo, nunca esqueça do que vou te falar agora. De cada 100 alunos, somente 2, e nada além de 2, ouvem a sua aula. Encontre-os!



YES , MY MASTER!


Arquivo pessoal, profmarcelomoreno. Cuité, Paraíba - Brazil. 2011.

" A gratidão não pode ser um erro. Antes, um reconhecimento do trabalho alheio "


Comentários

Imagem esquemática do SARS-CoV-2 exibindo a espícula glicoproteica S

Imagem esquemática do SARS-CoV-2 exibindo a  espícula glicoproteica S
Ela é responsável pelo fenômeno de adsorção, a ligação do vírus à célula, e portanto, pelo início da infecção viral. O SARS-CoV-2 se liga às células através de um receptor, a enzima conversora de angiotensina 2 (ACE2), presente nas superfícies de células do pulmão, do intestino, do rim, e de vasos sanguíneos. Imagem: https://www.scientificanimations.com/C&EN/Shutterstock.

Imagem esquemática do SARS-CoV-2.

Imagem esquemática do SARS-CoV-2.
Observe receptor presente na célula [ACE2] que se liga à proteína S. Human cell = célula humana; Glycoprotein = glicoproteína. Imagem: https://www.scientificanimations.com/C&EN/Shutterstock.

SARS-CoV-2 iniciando o processo de infecção.

SARS-CoV-2 iniciando o processo de infecção.
Fenômeno de adsorção - quando o vírus "toca" a célula com "segundas intenções". A menor quantidade de receptores ACE-2 nas células das crianças explicaria o fato desta faixa etária ser menor atingida por este novo coronavírus.